[weglot_switcher]

Meta lança dúvida sobre futuro do Instagram e do Facebook na Europa

A dúvida surge depois da multa recorde, de 1.200 milhões de euros, aplicada pela Irlanda à Meta por violação das regras de proteção de dados da União Europeia.
24 Maio 2023, 13h23

A Meta deixou no ar a dúvida sobre o futuro do Instagram e do Facebook na Europa. Depois da multa recorde aplicada pela Irlanda por violação das regras de proteção de dados da União Europeia, a empresa terá não só de pagar 1.200 milhões de euros como não poderá continuar a transferir dados dos utilizadores europeus para os EUA. E isto representa um problema para o seu negócio, escreve o “El Economista” esta quarta-feira.

No mais recente relatório anual, a Meta já tinha alertado para este risco, afirmando que isto poderia levar a que “não fosse capaz de oferecer alguns dos principais produtos e serviços na Europa, como é o caso do Facebook e do Instagram, e até serviços de email”.

A região representa 23% do seu negócio internacional e a sua saída seria um golpe para a multinacional liderada por Mark Zuckerberg, refere o jornal. A empresa também assume que isto teria um “impacto negativo no nosso negócio, na nossa situação financeira e no resultado das operações”.

Na Europa, as receitas totalizaram 26.681 milhões de dólares (24.667 milhões de euros) no ano passado, o que representa uma descida de 8,1% em comparação com 2021.

Na sequência da multa aplicada pela Irlanda, a Meta disse, num comunicado, que vai recorrer da decisão por considerá-la “injustificada e desnecessária” e por “constituir um precedente perigoso para outras empresas”.

A multa, aplicada pela Comissão de Proteção de Dados da Irlanda (DPC), supera aquela que foi imposta à Amazon em 2021, no valor de 746 milhões de euros.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.