Meta lança formações para ajudar PME portuguesas nas alterações climáticas

Meta Boost Guide to Green pretende ajudar as PME a escalar o negócio de forma sustentável. A iniciativa é lançada no nosso país em parceria com a ANPME.

O gigante Meta anunciou esta quinta-feira o lançamento em Portugal do seu programa de formação dedicado ao tema da sustentabilidade nas empresas, com foco nas pequenas e médias empresas.

Em parceria com a Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas (ANPME), a empresa mãe do Facebook está a desenvolver formações e recursos para ajudar as PME a tomarem medidas contra as alterações climáticas, reduzirem as emissões de carbono e escalarem o negócio de forma sustentável.

O lançamento em Portugal é parte integrante da expansão global do programa ‘Meta Boost Guide to Green’, que até à data alcançou já mais de 1.3 milhões de PME na região EMEA.

O Meta Boost Guide to Green compreende workshops de formações para as pequenas e médias empresas, assim como sugestões de como trazer a sustentabilidade para o centro do negócio e estabelecer a presença da empresa nas aplicações da Meta.

“O programa irá ajudar a que as próximas gerações possam viver num mundo mais equilibrado”, diz Paula Hespanhol, vice-presidente da ANPME. A associação, parceira do programa, considera que é importante e urgente discutir a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável, dado que, cada vez mais, os problemas ambientais estão a afetar o planeta.

Para a ANPME, a educação e formação são fatores determinantes no combate contra as alterações climáticas. Os conhecimentos relacionados com este fenómeno ajudam as PME a entender e a tratar as consequências, motivando-as a modificar os seus comportamentos e a adaptarem-se.

“Comprometemo-nos a ajudar e a enfrentar este desafio, que afeta o mundo inteiro. Com iniciativas como o Guide to Green estamos a dar mais um passo nessa direção, contribuindo desta forma para fazer uma mudança real”, afirma José Luis Zimmermann, Head of Public Policy Meta Iberia.

 

Relatório de sustentabilidade das PME

Em parceria com a Accenture, a Meta lançou o ‘Unlocking the Potential of SMBs in Climate Action’, um relatório sobre as principais necessidades das PME para combater as alterações climáticas – o relatório parte de um inquérito a mais de 35 mil PME em julho de 2021, e um segundo inquérito a 37 mil e 800 PME em julho de 2022, em 43 países diferentes.

O relatório demonstra que 69% das PME precisam de fundos externos para alterarem as empresas para um negócio mais sustentável. No entanto, em mais de 90 países, o apoio financeiro existente para iniciativas verdes nas PME é menos de 3%. O relatório ainda revela que 63% das PME atrasaram ações climáticas devido à falta de competência e conhecimento e 40% das PME atrasaram as medidas sustentáveis por falta de tempo.

A Meta reconhece a urgência de combater as alterações climáticas e estabeleceu o objetivo de atingir emissões líquidas zero em 2030 em toda a cadeia de valor da empresa – sendo que a empresa, em 2020, já atingiu esse objetivo nas suas próprias operações e é sustentada por energia 100% renovável. A empresa estabeleceu ainda uma segunda meta ambiciosa: até 2030 quer recuperar mais água do que utiliza.

Recomendadas

PremiumRede 5G, um ano e quatro mil antenas depois

Portugal arrancou com a tecnologia de quinta geração a 26 de novembro. NOS, a primeira a lançar, revela que conta com 3.200 estações instaladas.

PremiumOaktree, Cerberus e Vanguard na corrida à VIC Properties

A Alantra vai receber esta sexta-feira as propostas não vinculativas para a compra dos ativos da VIC Properties. A Vanguard deverá avançar para o Pinheirinho. Oaktree e Cerberus entre os interessados.

Marcas vs Catar: o difícil equilibrismo das maiores marcas do mundo. Veja o “Jogo Económico”

Do equilibrismo de quem patrocina a prova à anti-campanha de quem está de fora, estes dias estão entregues a uma espécie de Mundial de marcas com desfecho imprevisível. Daniel Sá, especialista em marketing desportivo e diretor-executivo do IPAM e Henrique Tomé, analista da corretora XTB, são os convidados desta edição.
Comentários