[weglot_switcher]

Metro de Lisboa adjudicou à DST nova empreitada de ampliação e renovação da estação de Arroios

Por motivos de incumprimentos contratuais do empreiteiro, o Metro de Lisboa viu-se obrigado, em janeiro do corrente ano, a rescindir o contrato respetivo, tendo este novo concurso sido lançado no passado mês de fevereiro. A obra foi novamente adjudicada, agora por um valor de cerca de 6,7 milhões de euros, sem IVA
  • Metro De Lisboa
5 Setembro 2019, 17h42

O Metropolitano de Lisboa aprovou hoje, dia 5 de setembro, a adjudicação do concurso limitado por prévia qualificação para a celebração do contrato de execução da empreitada de ampliação e reformulação da estação de Arroios, da linha verde do metro de Lisboa, E.P.E.

De acordo com um comunicado da empresa pública, a assinatura deste contrato ocorrerá, decorridos os prazos legais e tramitação subsequente, previsivelmente na semana de 9 a 13 de setembro, ou seja, a próxima.

A presente empreitada foi adjudicada ao concorrente Domingos da Silva Teixeira [DST]/Efacec – Engenharia e Sistemas, S. A./ DTE Instalações Especiais S.A./ CARI Construtores S. A. (DST-EFACEC-DTE-CARI, ACE), pelo preço contratual de 6,670 milhões de euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.

“Assim que concluída esta fase de concurso, o procedimento será remetido para visto prévio do Tribunal de Contas, prevendo-se que a consignação da empreitada ocorra até final do corrente ano e que as obras tenham uma duração de 18 meses, após a data da consignação”, adianta um comunicado do Metropolitano de Lisboa.

Segundo esse documento, “os trabalhos de reabilitação da estação de Arroios visam ampliar o cais da estação de 70 para 105 metros de forma a receber composições de seis carruagens, à reformulação dos átrios, incluindo a reorganização dos espaços de apoio à exploração e a introdução de elevadores para acesso a pessoas de mobilidade condicionada, garantindo assim a prestação do serviço público de transporte, nas condições de exploração e segurança para, assim, melhorar a qualidade e a velocidade de serviço na sua rede, para benefício dos mais de 600 mil clientes que diariamente utilizam o Metro de Lisboa”.

A empresa recorda que a obra de remodelação e ampliação da estação de Arroios da linha verde do Metropolitano de Lisboa teve início em julho de 2017, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2019.

“Por motivos de incumprimentos contratuais do empreiteiro e tendo em conta, igualmente, o interesse público subjacente à execução dessa empreitada, o Metropolitano de Lisboa viu-se obrigado, em janeiro do corrente ano, a rescindir o contrato respetivo, tendo o novo concurso que agora se vai adjudicar sido lançado no passado mês de fevereiro”, explica o referido comunicado.

A empresa sublinha que “o Metropolitano de Lisboa continuará a desenvolver todos os esforços no sentido de garantir a conclusão das obras de ampliação e remodelação da estação de Arroios no prazo previsto”, acrescentando que “lamenta os incómodos que esta situação acarreta aos seus clientes e reafirma o seu esforço no sentido de continuar a promover a mobilidade sustentável como meio de transporte estruturante na cidade de Lisboa, seguindo os melhores padrões de qualidade e segurança”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.