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Metro de Lisboa confirma compra de novos comboios à Stadler e Siemens

Após a realização do concurso público internacional, a administração do Metro de Lisboa aprovou a proposta da Stadler/Siemens, o que vai representar um investimento de 114,5 milhões de euros. Está prevista a compra de 42 carruagens novas para o metro da capital.
24 Janeiro 2020, 17h39

O Metro de Lisboa (ML) decidiu adjudicar esta sexta-feira, dia 24 de janeiro, ao consórcio composto pela suíça Stadler e pela alemã Siemens a compra de 42 carruagens (14 novas unidades triplas) para o metropolitano da capital, mesmo sem saber o desfecho da impugnação judicial interposta por outro consórcio concorrente, integrado pelos franceses da Thales e pelos chineses da CRRC Tangshan.

Após a realização do concurso público internacional, a administração do Metro de Lisboa aprovou a proposta da Stadler/Siemens, o que vai representar um investimento de 114,5 milhões de euros.

“O Metropolitano de Lisboa vai investir 114,5 milhões num novo sistema de sinalização ferroviária que inclui a aquisição de 14 novas unidades triplas (42 carruagens) ao Agrupamento Stadler Rail Valencia, S.A.U./ Siemens Mobility Unipessoal, Lda”, assegura um comunicado do Metro de Lisboa, acrescentando que se prevê “o aumento da frequência e da regularidade do serviço público de transporte prestado pela empresa”.

De acordo com esta nota, a adjudicação foi aprovada hoje, “na sequência do concurso público internacional lançado em setembro de 2018. O prazo global do contrato é de 77 (setenta e sete) meses, contados após visto prévio do Tribunal de Contas”. Além do desfecho da impugnação apresentada pelo consórcio da Thales/CRRC Tangshan, o visto prévio do Tribunal de Contas é outro elemento essencial na concretização deste contrato

“Esta adjudicação consiste no fornecimento de um sistema destinado à modernização do atual sistema de sinalização ferroviária do Metropolitano de Lisboa, que inclui o fornecimento de 14 novas unidades triplas (42 carruagens) com sistema de controlo automático e contínuo de comboios ‘Communications-Based Train Control (CBTC)’; a instalação do sistema de controlo automático e contínuo de comboios CBTC em 70 (setenta) comboios já existentes; a implementação de funcionalidades de proteção ‘Automatic Train Protection’ (ATP), de operação ‘Automatic Train Operation’ (ATO) e de supervisão ‘Automatic Train Supervision’ (ATS) em toda a extensão das linhas Azul, Amarela e Verde; a manutenção preventiva e corretiva de todos os equipamentos pelo prazo de três) anos após a receção provisória, incluindo toda a mão-de-obra, peças sobressalentes e consumíveis; o fornecimento de ‘stock’ após o período de manutenção previsto na alínea anterior, constituído pelas peças sobressalentes e consumíveis necessárias à manutenção por um período de dois anos; a formação técnica para operação e manutenção, parametrização, configuração ou regulação dos sistemas e equipamentos, por parte do Metropolitano de Lisboa; e o fornecimento das peças rotáveis, ferramentas e equipamentos de teste” – ML

Segundo este documento, “a aquisição de 14 novas unidades triplas vai melhorar a oferta de comboios e serviços do ML, permitindo mais conforto e acessibilidade para os clientes, bem como um sistema de comunicação com os clientes que vai permitir informação variável e flexível e sistemas de segurança e vídeo vigilância mais modernos”.

A administração do ML defende que “a aposta nos novos sistemas CBTC, substituindo um sistema da década de 70 e já obsoleto, vai permitir um controlo contínuo do movimento dos comboios e um aumento da frequência e da regularidade do serviço público de transporte prestado pelo Metropolitano de Lisboa garantindo, de um modo mais eficaz, a oferta de comboios, em número e frequências mais adaptados às necessidades do serviço público e com segurança acrescida”.

“A adjudicação agora efetuada faz parte de um conjunto de investimentos do ML nomeadamente do  projeto de modernização e expansão do Metropolitano de Lisboa que envolve também as obras de construção (empreitadas de toscos) dos lotes 1 e 2, cujo prazo para a entrega de propostas terminou esta semana, bem como a empreitada de construção de dois viadutos junto à atual estação do Campo Grande, atualmente em fase de qualificação de concorrentes”, conclui o referido comunicado.

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