O Metropolitano de Lisboa (ML) renovou a adesão ao “Compromisso de pagamento pontual”, uma iniciativa que tem o objetivo de promover o pagamento atempado das empresas aos fornecedores, tentando contribuir para uma economia sustentável.
O metro aderiu pela primeira vez a esta iniciativa em outubro de 2022, renovando agora o acordo por mais um ano a cumprir com o pagamentos atempados aos seus fornecedores.
Esta iniciativa faz três apelos a todas as entidades: que não atrasem os pagamentos, que não façam da crise uma situação vantajosa perante empresas que estejam em dificuldade ou sem poder negocial, e que adiram à iniciativa no site, de forma a assumir publicamente o seu compromisso.
Segundo dados da informa D&B, 86% das empresas portuguesas não cumpre os prazos de pagamento, o que coloca em risco a sobrevivência do tecido empresarial. Esta ação é promovida pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e pela Associação Cristã de Empresários Gestores (ACEGE). E tem parceria com a Agência para a Competitividade e Inovação, I.P (IAPMEI) e a Ordem dos Contabilistas Certificados.