O Grupo Metro reuniu recentemente, em Munique, um grupo diversificado de parceiros, oriundos das mais diversas áreas, num evento inteiramente dedicado ao seu compromisso para com a digitalização do setor hoteleiro e que se traduziu em dois momentos chave: a apresentação da plataforma “Digital Club” e o arranque da segunda edição do Programa Metro Accelerator for Retail.
No que concerne ao “Digital Club”, trata-se de uma resposta de complemento à oferta de ferramentas digitais gratuitas que oferece ainda aos restaurantes independentes aconselhamento e apoio a todas as questões relacionadas com as ferramentas, bem como uma plataforma digital para diálogo, partilha de conhecimentos e construção de uma comunidade.
As principais respostas postas em prática são a criação de um website, gratuitamente e em escassos minutos; de uma área de servas de mesa online a ainda do “Cockpit” – uma ferramenta, simplificada, de gestão da mais diversificada informação, nomeadamente, faturação, despesas, ou frequência e preferências dos seus clientes.
As primeiras soluções digitais arrancam agora em 13 países e o Grupo estima, até 2020, chegar a meio milhão de restaurantes na Europa. Contudo, existem já alguns resultados fruto da implementação destas soluções em 500 empresas piloto em Berlim, Paris, Milão e Viena.
Para tal, estabeleceu a entidade digital independente “HoReCa.digital” para identificar e validar soluções digitais para o setor hoteleiro, e à qual cabe agora gerir as soluções digitais desenvolvidas e também as soluções digitais inovadoras desenvolvidas por startups.
Segundo Olaf Koch, presidente do Conselho de Administração da Metro, para concretizar este projeto, a empresa investiu já 30 milhões de euros milhões mas salientou que, tal como mostram os números obtidos na fase piloto, as empresas que integrarem este “Digital Club” podem vir a registar um aumento médio da faturação na ordem dos 40%, uma redução do desperdício de comida em 15%, assim como alcançar uma poupança de tempo diária de uma a três horas.
Quanto a Portugal, a empresa assegura que está já na fase de “afinar” a implementação e estima estar em condições de estender ao nosso país a solução da construção de website, assim como a solução de reservas online, no primeiro trimestre de 2018.
Metro destaca inovação “made in Portugal”
Desde 2015 que a Metro tem promovido startups selecionadas que oferecem soluções digitais para o setor hoteleiro com o “Programa METRO Accelerator powered by Techstars”. Neste mesmo encontro de parceiros, o Grupo levou a cabo o “Demo Day”, o dia de destaque do “Metro Accelerator”, onde 10 startups selecionadas, que trabalharam intensamente ao longo de três meses, tiveram a oportunidade de demonstrar o seu projeto e, desta forma, atrair investidores e especialistas. Estas startups foram apoiadas com financiamento de até 120 mil euros. Com orientação e acompanhamento por parte de especialistas da indústria, sob a orientação da Metro e da Techstars, as startups melhoraram o seu modelo de negócio num espaço de coworking em Berlim, a fim de convencer os investidores da sua ideia e projeto. O programa “Accelerator for Hospitality” foca-se nas novas soluções digitais para o setor hoteleiro e de restauração.
Entre as 10 startups, marcou presença a portuguesa GuestU, uma startup, com escritórios em Lisboa e Porto, que desenvolveu uma solução que combina a funcionalidade de um smartphone com internet e chamadas gratuitas, a sua própria app, serviços internos do hotel, um guia da cidade personalizado e informação útil, numa solução completa para a experiência do hóspede.
Esta e outras presenças portuguesas nestes seus projetos levam Olaf Koch a firmar que “Portugal é um país de grande criatividade e inovação. Algo está a acontecer neste país, observamos a paixão com que trabalham em ideias claramente inovadoras””. O CEO do Grupo assegurou que no próximo ano vai visitar o nosso país, para ver de perto, que “onda inspiradora” é esta que invadiu Portugal.
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