[weglot_switcher]

México. Cartéis de droga viram-se para as criptomoedas e comércio online

Um relatório das Nações Unidas divulgado esta quinta-feira nota que os cartéis de droga mexicanos utilizam cada vez mais o comércio digital e as criptomoedas para vender drogas, mas sobretudo para lavar dinheiro.
10 Março 2022, 22h15

Os cartéis de droga no México começam a adotar cada vez mais a internet, o comércio digital e as criptomoedas para traficar substâncias, refere um relatório publicado esta quinta-feira pelo gabinete das Nações Unidas responsável pelas drogas e pelo crime. O uso das criptomoedas, em particular da bitcoin, permite evitar a deteção das movimentações e transferências por parte das autoridades fiscais, segundo o Órgão Internacional de Fiscalização de Estupefacientes.

O relatório das Nações Unidas destaca que duas organizações criminosas, o cartel de Jalisco Nova Geração e o mais conhecido cartel de Sinaloa, fazem pequenas compras de bitcoin para evitar levantar suspeitas. Após dividirem a receita das vendas de drogas em pequenos valores, os cartéis usam essas somas “para comprar uma série de módicas quantias de bitcoin, ocultando a origem do dinheiro e conseguindo dessa forma pagar aos associados em qualquer parte do mundo”, refere o relatório.

Segundo o mesmo documento, os cartéis mexicanos já conseguem lavar 25 mil milhões de dólares por ano – cerca de 22,7 mil milhões de euros. O anonimato e a rapidez das transações são, de acordo com as Nações Unidas, os dois principais motivos que levam os cartéis a adotar estas tecnologias, numa tendência que já se estende aos grupos colombianos.

O documento em causa foi tornado público no mesmo dia em que o presidente norte-americano, Joe Biden, assinou uma ordem executiva sobre as criptomoedas. A administração Biden urge desta forma a Reserva Federal a supervisionar o ecossistema das criptomoedas e a determinar se o banco central deve ou não criar a sua própria criptomoeda.

https://jornaleconomico.pt/noticias/bitcoin-ultrapassa-marca-dos-41-500-mil-dolares-com-expectativas-de-ordem-executiva-de-biden-859577

Além destas considerações hoje conhecidas, o órgão internacional acautela que os cartéis de droga estão a recuperar “antigas receitas de narcóticos sintéticos”, que teriam deixado de ser utilizadas por causa dos seus efeitos secundários.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.