Miguel Sousa Tavares: “Greta Thunberg é a Joacine Katar Moreira da Escandinávia”

O comentador comparou a ativista à deputada portuguesa a quem já acusou de ter “mais pose do que substância”. Miguel Sousa Tavares também deixou críticas aos jovens por se manifestarem pelo ambiente e depois irem a “correr para comprar gadgets no Black Friday”.

Miguel Sousa Tavares comparou a ativista ambiental Greta Thunberg com Joacine Katar Moreira a quem já acusou de ter “mais pose do que substância” e de precisar de uma cura de humildade”.

“Estou um bocadinho farto da Greta Thunberg, acho que ela é a Joacine Katar Moreira da Escandinávia”, disse no seu espaço de comentário semanal na TVI na segunda-feira à noite.

O comentador considera que a jovem sueca “é importante para mobilizar os jovens que não são mobilizáveis para estas causas nem são muito consequentes, pois manifestam-se e depois vão a correr para as lojas comprar os últimos gadgets eletrónicos do Black Friday”.

Apesar de considerar que a jovem sueca “cumpre o seu papel”, considera que o ideal seria se a ativista conseguisse convencer Trump e Bolsonaro a preocuparem-se com estas questões”.

“Essa seria a parte decisiva, sem a vontade politica não avançamos”, declarou.

O comentador destacou que a cimeira do clima COP 25, organizada pelas Nações Unidas, estava inicialmente marcada para o Brasil, mas que “Bolsonaro não a quis”, num país que enfrenta o “grave problema de deflorestação da Amazónia”.

Miguel Sousa Tavares também apontou que “só os fanáticos é que são negacionistas, pois a ação humana contribui para as alterações climáticas”.

O comentador também deixou críticas aos políticos por só pensarem no curto prazo. “Se se proibir a industria de petróleo, vão pessoas para o desemprego, [os políticos] perdem os votos, governam para o curto prazo”.

“Convencer um decisor politico a tornar-se num estadista e pensar no longo prazo é muito difícil”, sublinhou.

Relacionadas

Para chegar a Madrid, Greta vai ter de apanhar comboio a gasóleo

Apesar de a maioria do percurso entre as duas capitais ibéricas estar eletrificado, existe ainda um troço de 100 quilómetros que vai ter de ser feito com uma locomotiva a gasóleo.

Greta chega hoje a Lisboa. Conheça as polémicas da jovem ativista

Lisboa e Nova Iorque estão separadas por 21 dias, à velocidade de cruzeiro do ‘La Vagabonde’, onde a jovem ativista de 16 anos se encontra. Greta Thunberg chega esta terça-feira a Lisboa.

COP 25: Madrid vai ser o centro do mundo durante duas semanas. O que vai ser discutido?

Madrid acolhe durante duas semanas, entre 2 e 13 de dezembro, a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas. O que vai ser discutido na capital espanhola por centenas de países?
Recomendadas

José Luís Carneiro: Tráfico de imigrantes é “problema estrutural” e polícia intervém porque sociedade “falha”

“Não é um problema novo, é um problema estrutural”, em termos internacionais, afirmou hoje aos jornalistas o governante, no Comando Territorial de Évora da GNR, onde presidiu à inauguração do Espaço “Maria e António”, a renovada sala dedicada ao atendimento à vítima.

Violência doméstica. APAV junta-se à hamburgueria A-100 em ação de sensibilização

A hamburgueria compromete-se a doar à APAV um euro por cada sobremesa vendida esta sexta-feira e vai iniciar uma angariação de fundos na sua página de Instagram até ao final do ano, com o dinheiro a reverter a favor da associação.

Crime de violência doméstica representa metade das medidas de vigilância eletrónica

Entre 2.224 solicitações de vigilância através de pulseira eletrónica recebidas pela DGRSP de janeiro a outubro deste ano, 1.126 ocorreram no âmbito do crime de violência doméstica, correspondendo a 50,63% do total.
Comentários