[weglot_switcher]

Mikhail Gorbachev: Parece que o mundo “se está a preparar para a guerra”

O antigo presidente da União Soviética alerta para a proliferação de armas nucleares e diz que Donald Trump e Vladimir Putin devem arranjar uma solução para a atual situação mundial.
27 Janeiro 2017, 13h09

Num artigo publicado pela Time, Mikhail Gorbachev teceu uma série de críticas à violação de acordos de não proliferação de armas nucleares pelo mundo.

Gorbachev referiu que, atualmente, “nenhum problema é mais urgente do que a militarização da política e da nova guerra. A nossa prioridade máxima deve ser parar e reverter esta corrida ruinosa.” O ex-mandatário julga o elevado investimento em equipamentos bélicos e o baixo orçamento destinado a causas e propriedades sociais da população.

Nos últimos meses, “o número de veículos blindados e tanques instalados na Europa aumentou. As forças da NATO e da Rússia e as armas que costumavam ser colocadas à distância são agora colocadas mais próximas umas das outras”.

Gorbachev ataca os políticos e líderes militares por defenderam doutrinas perigosas e agressivas e acusa os comentadores e personalidades de TV de se alinharem a esse discurso militar. O ex presidente caracteriza a situação atual de “muito perigosa” e dá a entender que “parece que o mundo se está a preparar para a guerra”.

A solução, diz, cabe a Donald Trump e Vladimir Putin, “os presidentes de duas nações que detêm 90% de todo o  arsenal de armas nucleares do mundo” .

O  antigo líder aproveita também para pedir aos membros do Conselho de Segurança da ONU para “tomar o primeiro passo e convocar “uma reunião do Conselho de Segurança, a nível dos Chefes de Estado, que adote como resolução que a Guerra Nuclear é inaceitável e nunca deve acontecer”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.