[weglot_switcher]

Milionário russo quer instaurar monarquia Romanov em ilhas do Pacífico

Anton Bakov quer estabelecer uma “Rússia alternativa” e estabelecer um regime monárquico baseado no anterior Império Romanov em três ilhas do Pacífico.
8 Fevereiro 2017, 16h30

Três ilhas remotas do Pacífico podem vir a ter um novo regime político. Isto porque o milionário e ex-membro do parlamento russo, Anton Bakov, está em negociações com o Governo de Kiribati para estabelecer uma “Rússia alternativa” e instaurar um regime monárquico. A ideia é fazer regressar a monarquia russa derrubada pela revolução bolchevique de 1917.

O jornal britânico ‘The Guardian’ conta que Anton Bakov e a mulher estão a planear adquirir as ilhas Malden, Starbuck e Caroline (normalmente chamadas de ilhas Millennium), que estão desabitadas e subdesenvolvidas, e investir milhões de dólares na construção de infraestruturas para turistas e para negócios.

“Estamos a planear construir pistas aéreas e portos marítimos, assim como centrais de energia solar, reservatórios de água potável, hospitais, escolas e empregos para funcionários”, afirma Anton Bakov ao jornal.

As negociações com o Governo de Kiribati tiveram início em 2015 quando o filho de Bakov, Mikhail, decidiu abordar o Governo sobre a possibilidade de vir a adquirir as três ilhas do Pacífico. “Estamos interessados em Kiribati devido ao clima maravilhoso e às vastas ilhas sem habitantes, que irão beneficiar com a nossa assistência financeira”, conta o milionário russo.

A primeira etapa do projeto de desenvolvimento das ilhas prevê uma injeção imediata de 120 milhões de dólares (cerca de 112,5 milhões de euros) para o Governo de Kiribati, à qual se seguirá uma segunda fase, com a transferência de mais 230 milhões de dólares (215,6 milhões de euros) destinados à construção de infraestruturas.

Segundo a República de Kiribati, presidida por Taneti Mamau, este é o maior investimento alguma vez feito no país insular. Taneti Mamau prometeu fazer uma inspeção às três ilhas e a decisão final de vender ou não as ilhas deve ser tomada no final do mês de fevereiro. Por sua vez, o projeto de desenvolvimento da ilha proposto por Anton Bakov, deve estar concluído num prazo de dez a quinze anos.

Esta não é, no entanto, a primeira vez que o casal procura um lugar para restaurar a monaquia russa. Lugares como o Montenegro ou as Ilhas Cook, na Polinésia, foram opções também ponderadas, embora aí a proposta do milionário não tenha sido levada a sério. Mas agora a procura pode ter-se revelado bem-sucedida.

Assim, os russos que estejam cansados dos invernos rigorosos e da república de Vladimir Putin podem optar por mudar-se para um lugar mais tropical com base no antigo regime do Império Romanov, derrubado há quase cem anos atrás. E quem sabe não será esta o nascimento de um novo império.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.