[weglot_switcher]

Milionários de Hong Kong estão a transferir fortunas para Singapura

Os gestores de fortunas estão a ser inundados pelos investidores com pedidos de transferência de dinheiro para Singapura.
16 Julho 2019, 07h46

Alguns magnatas de Hong Kong começaram a transferir as suas fortunas para o exterior por recearem os efeitos da Lei da Extradição que o governo da cidade chinesa com administração especial quer aprovar, disseram à Reuters consultores financeiros, banqueiros e advogados familiarizado com estas transacções.

Hong Kong tem assistido a uma série de grandes manifestações porque muitos temem que se transforme a sua independência judicial, deixando-os expostos a um sistema com menos garantias como é o chinês, e que ponha mesmo em causa a posição da cidade como centro financeiro.

Segundo um banqueiro privado de Hong Kong a maioria dos telefonemas que recebe são de jovens milionários, com fortunas entre 10 a 20 milhões de dólares. “Mesmo para aqueles que acham que os protestos vão acabar, as incertezas continuam”, diz um sócio da firma de advocacia Zhong Lun, que aconselha clientes ricos em transacções, citado pela agência Bloomberg.

De acordo com a mesma agência, um magnata que se considera em potencial risco político transferiu mais de 100 milhões de dólares de uma conta local do Citibank para outra contra num banco em Singapura. Alias, tanto Hong Kong como a Singapura competem ferozmente para serem considerados o maior centro financeiro asiático. De acordo com um relatório do Crédit Suisse há 853 indíviduos com uma fortuna superior a 100 milhões – o dobro do verificado no país rival.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.