[weglot_switcher]

“Mini” robô criado pelo MIT ajuda cirurgiões a realizar operações ao cérebro

O robôt ainda não está disponível para uso médico, encontrando-se em fase de testes. A principal missão da equipa encarregue de desenvolver este dispositivo foca-se na agilidade que o robô é capaz de desempenhar, a fim de garantir que não danifica os vasos sanguíneos.
3 Setembro 2019, 19h55

Engenheiros do MIT (Massachusetts Institute of Technology), desenvolveram um robô em forma de linha, com o objetivo de ajudar cirurgiões a realizarem operações ao cérebro, visto que o tamanho do robô permite que circule dentro dos vasos sanguíneos, com o objetivo de os desimpedir, e facilitar o tratamento e a prevenção de coágulos ou ataques cardíacos, segundo o Engadget.

Este robô é controlado através de magnetismo, e é composto por borracha extremamente maleável, desenhado para não ter nenhum tipo de fricção ao “deslizar” pelos vasos sanguíneos. Antes da operação é revestido com um gel especialmente criado para o efeito, a fim de assegurar que o dispositivo circula pelas veias cerebrais sem nenhum tipo de atrito.

A maneira como este tipo de cirurgias se realiza atualmente, exige muito dos cirurgiões, pois utilizam um cateter que através de fluoroscopia é “conduzido” manualmente através das veias cerebrais, monitorizado pelos neurocirurgiões através de raios x. Este processo é fisicamente exigente para os cirurgiões devido aos elevados graus de exposição à radiação, sendo que o próprio cateter não é totalmente seguro e pode causar lesões internas nas veias do cérebro.

O robôt ainda não está disponível para uso médico, encontrando-se em fase de testes. A principal missão da equipa encarregue de desenvolver este dispositivo foca-se na agilidade que o robô é capaz de desempenhar, a fim de garantir que não danifica os vasos sanguíneos. Para demonstrar esta mesma capacidade, os engenheiros encarregues de desenvolver este dispositivo criaram uma réplica do cérebro humano em tamanho real, para testar a movimentação do robô em forma de fio pelo cérebro humano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.