Cada vez mais, os automóveis inteligentes e autónomos dos filmes de ficção científica chegam à realidade das cidades mundiais. Todos os modelos da Tesla atualmente a serem vendidos possuem o hardware necessário para se conduzirem a si mesmos, e a Uber tem desde setembro uma frota de Volvo XC90 autónomos a testar em algumas localidades dos EUA. Mas o exemplo mais recente da inevitabilidade dos veículos autónomos chega de São Francisco, no Estado da Califórnia, onde se prepara para arrancar o primeiro programa piloto do género. Este programa utilizará dois EasyMile EZ10, pequenos minibus elétricos com capacidade para até 12 ocupantes e que, ao contrário dos exemplos mencionado acima, não têm um condutor, nem tão pouco um volante ou pedais.
Utilizando uma panóplia de radares e sensores, bem como GPS de alta precisão, os EasyMile EZ10 são capazes de rolar pela cidade a velocidades de até 50 km/h, beneficiando também de um sistema de gestão de frotas de última geração, que permite a sua monitorização e controlo em tempo e real, caso haja necessidade.
As duas unidades em teste no Bishop Ranch Business Park já passaram a primeira fase de testes, realizados na GoMentum Station, um centro de testes para veículos autónomos deverão começar a rolar pelas ruas da cidade ainda este ano ou, o mais tardar, nos primeiros meses de 2018, dependendo da aprovação do Department of Motor Vehicles, o equivalente americano ao português IMT.
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