[weglot_switcher]

Ministério da Agricultura anuncia mais cinco milhões de euros para apoiar suinicultura

Segundo o Ministério das Agricultura, estes apoios permitirão alavancar um investimento global na ordem dos 12 a 14 milhões de euros e as candidaturas vão estar abertas em dois períodos: o primeiro até 26 de junho e o segundo entre 27 de junho e 26 de setembro.
  • O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos (E), acompanhado pelos secretários de Estados, da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira (E), e das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas (D), intervém durante a sua audição perante a Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, durante a sua audição perante a Comissão, no âmbito das audiências sobre o Orçamento do Estado (OE) para 2018, na Assembleia da República, em Lisboa, 14 de novembro de 2017. JOÃO RELVAS/LUSA
25 Abril 2018, 18h34

O Ministério da Agricultura vai apoiar o setor da suinicultura com cinco milhões de euros, através do Programa de Desenvolvimento Rural – PDR 2020, para fomentar o investimento nas explorações de suinicultura, tendo em vista a redução dos impactos ambientais de cada exploração.

As candidaturas estarão abertas a partir de amanhã, segundo um comunicado do Ministério da Agricultura, liderado por Capoulas Santos.

“Os apoios serão direcionados essencialmente para projetos que se destinem a preservar e a melhorar o ambiente, através da melhoria das instalações dedicadas à gestão dos efluentes pecuários nas explorações de suínos e do aumento ou melhoria das condições ambientais de armazenagem dos efluentes na exploração, de forma a promover a proteção das águas e eventual valorização dos efluentes pecuários”, avança o mesmo comunicado.

De acordo com esse documento, “são também objetivos desta medida a redução dos odores, a redução do consumo de água e a melhoria da eficiência energética da exploração, com redução dos consumos energéticos, recorrendo preferencialmente à produção de energias renováveis para consumo na exploração”.

Um outro objetivo é a redução dos riscos sanitários e dos custos correspondentes à eliminação de cadáveres de animais mortos nas explorações de suínos, aplicando novos métodos recentemente aprovados pela União Europeia.

Estes apoios permitirão alavancar um investimento global na ordem dos 12 a 14 milhões de euros e as candidaturas vão estar abertas em dois períodos: o primeiro até 26 de junho e o segundo entre 27 de junho e 26 de setembro.

“O objetivo é abrir duas fases de análise de projeto, por forma a acelerar o processo de decisão das candidaturas”, assume o Ministério da Agricultura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.