Ministério da Educação recebe Fenprof a 7 de janeiro. Balanço do 1.º período na agenda

Reunião “deverá ser ponto de partida para o diálogo e a negociação”, diz a Federação Nacional dos Professores em comunicado enviado às redações, esta terça-feira.

José Sena Goulão/Lusa

O Ministério da Educação convocou a Federação Nacional dos Professores para uma reunião no dia 7 de janeiro, pelas 11h30 horas, nas instalações do Ministério da Educação, no Centro de Caparide, no concelho de Cascais.

“Foi necessário ter chegado à greve para o Ministério marcar a reunião há muito reclamada”, salienta a Fenprof em comunicado enviado esta terça-feira, 22 de dezembro, às redações, em que saúda a retoma da comunicação com a tutela. “Espera a Fenprof que esta reunião seja o retomar de um diálogo consequente, dando lugar aos processos negociais indispensáveis para dar resposta, resolvendo, os problemas que afetam as escolas e os seus profissionais”.

Segundo a federação, o Ministério da Educação refere apenas um único ponto na ordem de trabalhos: “balanço do 1.º período” e que em resposta fez uma contraposta à Secretaria de Estado da Educação, liderada por Inês Ramires. A proposta da Fenprof inclui “o desenvolvimento do ano letivo em curso, não apenas no que respeita às questões relacionadas com segurança e saúde no trabalho, mas, também, aspetos relacionados com as condições de trabalho nas escolas e outros que decorrem da Lei do Orçamento do Estado para 2021, designadamente medidas que visem conferir atratividade à profissão docente e também aceder à pré-reforma”.

Por último e por ser ano de realização de concurso interno e externo, a federação diz também querer conhecer o calendário da sua realização.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 29 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

Banco Montepio e Junior Achievement Portugal promovem concurso para alunos do secundário

O Banco Montepio e o Junior Achievement Portugal (JAP) promoveram concurso para alunos de escolas secundárias nacionais, a designada 2.ª edição do Social Innovation Camp.
Comentários