33O Ministério das Finanças do Luxemburgo nomeou a Schroders e a BlueOrchard para acelerar a ação climática com uma parceria histórica.
Em comunicado a gestora britânica Schroders, a BlueOrchard Finance Ltd (parte do Grupo Schroders) e o Ministério das Finanças do Luxemburgo anunciaram que estão a lançar uma estratégia de impacto com o objetivo de contribuir para a transição para economias neutras e resilientes em carbono e alcançar um crescimento sustentável nos mercados emergentes.
A Schroders, gestora global de investimentos, e a sua especialista em investimentos de impacto, BlueOrchard, foram selecionadas num processo de concurso internacional.
A Schroders fornecerá o portfólio e os serviços de gestão de risco, como Fundos de Investimento Alternativos (alternative investment fund managers – AIFM), enquanto a BlueOrchard foi nomeada como gestora de investimento para esta estratégia de impacto climático.
A estratégia visa investir em soluções que abordem os objetivos ambientais do Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), entre outros.
“A iniciativa centrar-se-á especificamente no ambiente: mitigação do clima, adaptação climática e proteção da água e da biodiversidade. A parceria está focada na canalização de investimentos tanto do setor público, como do privado, através de um instrumento de financiamento inovador com sede no Luxemburgo que ajudará a colmatar a lacuna do fundo de financiamento do clima”, lê-se no comunicado.
“É crucial para o nosso futuro comum que resolvamos as questões das alterações climáticas e da proteção ambiental, tanto a nível nacional, como internacional”, afirma a Ministra das Finanças do Luxemburgo, Yuriko Backes.
“Enquanto centro financeiro internacional líder e hub de fundos de investimento, o Luxemburgo encontra-se numa posição única para mobilizar capital para abordar estas questões urgentes”, reconhece a ministra.
“Com esta nova parceria, estamos a reforçar o nosso compromisso a longo prazo de finanças mistas e a ajudar a lançar uma nova estratégia que apoie investimentos sustentáveis e contribua para economias resilientes em mercados emergentes”, conclui a governante luxemburguesa.
Por sua vez o CEO da BlueOrchard, Philipp Mueller, considera que “este mandato histórico irá ajudar-nos a acelerar ainda mais a ação climática e ambiental nos mercados onde podemos ter o maior impacto”.
“Estamos orgulhosos de que o governo do Luxemburgo tenha reconhecido a nossa experiência em estratégias inovadoras de financiamento misto. Aguardamos com expetativa o avanço da mitigação e adaptação às alterações climáticas com os nossos parceiros, cujos objetivos estão firmemente alinhados com os nossos”, afirma o CEO.
“A Schroders no Luxemburgo orgulha-se de ter sido selecionada como a empresa de gestão pelo Ministério das Finanças. A Schroders tem tido uma presença significativa e bem-sucedida no Luxemburgo há mais de 30 anos, através da qual oferecemos uma vasta gama de produtos de gestão de ativos e serviços relacionados. Esperamos trabalhar com a BlueOrchard e estabelecer uma parceria com o governo do Luxemburgo para trazer esta estratégia inovadora ao mercado”, afirma no comunicado Finbarr Browne, CEO da Schroder Investment Management (Europa).
Há uma necessidade urgente de abordar as alterações climáticas e a degradação ambiental mas existe uma dependência contínua de fundos públicos para investimentos relacionados com a sustentabilidade, em particular nos mercados emergentes.
“Com base em objetivos comuns, o Ministério das Finanças do Luxemburgo, a Schroders e a BlueOrchard combinarão os seus pontos fortes para colmatar esta lacuna de financiamento com uma estratégia de investimento inovadora”, diz a Schroders em comunicado.