[weglot_switcher]

Ministério Público investiga fusão de universidades em Lisboa

Há suspeitas do MP quanto à exclusão de duas universidades públicas para benefício da Universidade Europeia.
6 Fevereiro 2017, 12h18

O Ministério Público (MP) está a investigar a fusão da Universidade de Lisboa com a Universidade Técnica, adianta o jornal i.

Na origem deste processo de investigação, está a não inclusão de outras duas instituições-Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril (ESTE) e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), que acabou por favorecer a Universidade Europeia.

De acordo com informações avançadas pelo jornal i, o Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa (DIAP) está a investigar alegados benefícios políticos concedidos a esta instituição, na passagem do ISLA (designação anterior)  a Universidade Europeia.

No final de 2012, o ISLA lançou dois doutoramentos, um deles na área do Turismo que foi, primeiramente, chumbado. A aprovação do doutoramento foi concebida dias antes do Conselho de Ministros, na altura Passos Coelho era primeiro-ministro e Nuno Crato, ministro da Educação, ter reconhecido o interesse público da Universidade Europeia, facto que levantou suspeitas.

Em declarações ao i, António Sampaio da Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa esclareceu que o processo de fusão “foi tratado com uma grande lisura e transparência, tanto da parte das universidades como da parte do Governo”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.