Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita MIT no início da semana para reforçar parceria internacional (com áudio)

“Trata-se de uma parceria que visa estimular a internacionalização da investigação científica, a criação de empregos científicos e qualificados e de novas empresas tecnológicas”, explica o gabinete de Elvira Fortunato.

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, irá visitar o Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, na segunda e terça-feira da próxima semana, numa visita que visa reforçar uma parceria internacional firmada em 2006.

A presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Madalena Alves, e o Coordenador do Programa MIT Portugal, Pedro Arezes, irão acompanhar a governante portuguesa na visita à instituição, revela o mesmo comunicado.

A parceria em questão foi incluída em 2018 na iniciativa goPORTUGAL – Global Science and Technology Partnership Portugal.

“Trata-se de uma parceria que visa estimular a internacionalização da investigação científica, a criação de empregos científicos e qualificados e de novas empresas tecnológicas”, explica o gabinete da ministra numa nota enviada este domingo à comunicação social, acrescentando que está em causa, também, a promoção da “mobilidade de estudantes, professores, investigadores e pessoal não docente”, o desenvolvimento das “sinergias entre a diáspora académica e científica portuguesa”e a melhoria do “posicionamento atlântico de Portugal no Mundo, em todas as áreas do conhecimento”.

Para o período 2018-2023, a mesma iniciativa “reforça e expande o conceito das parcerias internacionais, lançando também a iniciativa Study&Research in Portugal como portal único de entrada de estudantes e investigadores que queiram prosseguir a sua formação ou carreira em Portugal”, é referido na página do Ministério.

Recomendadas

PremiumLeia aqui o Jornal Económico desta semana

Esta sexta-feira está nas bancas de todo o país a edição semanal do Jornal Económico. Leia tudo na plataforma JE Leitor. Aproveite as nossas ofertas para assinar o JE e apoie o jornalismo independente.

Mali. ONU lança apelo por 688 milhões de euros para ajudar 5,7 milhões de pessoas

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou hoje um apelo por 751 milhões de dólares (688 milhões de euros) para dar resposta às necessidades urgentes de 5,7 milhões de pessoas no Mali.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.
Comentários