[weglot_switcher]

Ministro alemão considera que UE deve abandonar “arrogância e condescendência” face à Hungria

A declaração do ministro democrata-cristão da CSU surge na sequência da reeleição do primeiro-minitro eurocético da Hungria, Viktor Orbán, para um quarto mandato na liderança do país.
  • Alemanha
9 Abril 2018, 21h08

O ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, considera que a União Europeia deve abandonar a sua “arrogância e condescendência” em relação à Hungria. A declaração do ministro democrata-cristão da CSU surge na sequência da reeleição do primeiro-minitro eurocético da Hungria, Viktor Orbán, para um quarto mandato na liderança do país.

Horst Seehofer, que tem também ele vindo a defender medidas para limitar a migração muçulmana para a União Europeia, afirmou ver Viktor Orbán como “um defensor da Europa cristã”. Viktor Orban participou, inclusive, em vários congressos da CSU, enquanto convidado do partido irmão da CDU da chanceler Angela Merkel.

A chanceler felicitou também o primeiro-ministro húngaro e assegurou que a Alemanha será um “parceiro fiável” da Hungria apesar das diferenças. “A Hungria e a Alemanha estão estreitamente vinculadas por muitos anos de produtiva história em comum”, afirmou Angela Merkel, num comunicado divulgado pelo Governo.

Viktor Orbán foi venceu as eleições legislativas com 41% dos votos, tendo sido reeleito pela terceira com maioria absoluta consecutiva. O partido de extrema-direita, Jobbik, o seu principal opositor, ficou em segundo lugar, com uma percentagem de votos a favor a rondar os 22%. Em terceiro lugar, ficou o Partido Socialista húngaro, com 15%.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.