Ministro da Economia alemão diz que Grécia foi vítima das elites

O ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, afirmou que a Grécia não foi vítima da UE e da troika, mas das suas próprias elites, e pediu ao Governo grego que assuma isso na definição das suas políticas. “O novo Governo grego comporta-se como se o seu país tivesse sido vítima da União Europeia e da […]

O ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, afirmou que a Grécia não foi vítima da UE e da troika, mas das suas próprias elites, e pediu ao Governo grego que assuma isso na definição das suas políticas.

“O novo Governo grego comporta-se como se o seu país tivesse sido vítima da União Europeia e da troika. Isso é falso. A Grécia foi vítima das suas próprias elites políticas e económicas. Elas saquearam o país”, disse Gabriel, que é também líder do Partido Social-Democrata (SPD) e vice-chanceler do Governo de Angela Merkel, numa entrevista à revista Stern.

O ministro disse compreender a escolha dos eleitores gregos, que a 25 de janeiro deram a vitória ao partido de esquerda antiausteridade Syriza, mas considerou que esse voto foi uma forma de se refugiarem em “soluções supostamente fáceis”.

“Durante muito tempo, a nossa oferta aos gregos foi apenas dizer-lhes que poupassem. Limitar-se a cortar pensões e salários é algo que nunca tirou um país da crise”, admitiu.

Nesse sentido, acrescentou, é legítimo que o novo Governo grego determine o seu curso, mas as consequências financeiras da sua política não podem ser assumidas por outros países europeus.

Em contrapartida, Sigmar Gabriel ofereceu ao Governo de Alexis Tsipras um “apoio ativo” europeu à luta contra a evasão fiscal e a corrupção no país, que “incluiria, no caso dos delitos fiscais, o bloqueio de contas de cidadãos gregos noutros países da UE”.

A Alemanha está pouco recetiva às propostas avançadas nos últimos dias pelo ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, de substituir títulos de dívida externa por outros indexados ao crescimento económico nominal e obrigações perpétuas, segundo fontes do executivo alemão citadas pelo diário Frankfurter Allgemeine.

 

OJE/Lusa

Recomendadas

Estados Unidos e Canadá devem chegar a acordo para rejeitar asilo a quem atravesse a fronteira de forma ilegal

O objetivo passa por limitar o fluxo de migrantes em Roxham Road, um local de travessia não oficial entre Nova Iorque e o Quebec.

Ucrânia. Rússia ataca cidade natal de Zelensky com “drones kamikaze”

Na plataforma de mensagens Telegram, Oleksandr Vilkul escreveu que “o inimigo lançou um ataque maciço contra Kryvyi Rih com drones [aparelhos aéreos não tripulados] kamikaze”, de fabrico iraniano.

Marcelo diz que República Dominicana avançou ideias “muito concretas” para “parceria com Portugal”

“Na República Dominicana nós encontrámos hoje um Presidente e um Governo – e estavam lá dois terços do Governo, e falou governante por governante, pasta por pasta – que tinham o trabalho feito, sabiam em pormenor o que queriam de Portugal”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, no fim da visita oficial de um dia, realizada na quinta-feira, a primeira de um chefe de Estado português a este país das Caraíbas.