[weglot_switcher]

Schäuble faz aviso a Portugal: “Certifiquem-se de que não precisam de um novo resgate”

O ministro alemão sustenta que os programas de resgate e as suas estreitas regras tiveram, na visão do alemão, “bons resultados” e vieram comprovar que a tão criticada austeridade “funcionou bem”.
15 Março 2017, 12h56

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, alertou esta quarta-feira o Goveno português a se certificar de que não precisará de recorrer a um novo resgate financeiro. Wolfgang Schäuble afirma que os programas de ajustamento funcionaram “muito bem” em vários países da zona euro e que estes ajudaram a fomentar o crescimento económico, apoiado em finanças públicas mais sólidas.

“O meu alerta para Portugal é: certifiquem-se que não será necessário um novo programa” de assistência financeira, disse o ministro alemão, citado pela agência Bloomberg, numa conferência de imprensa em Berlim.

Apesar de a economia portuguesa dar sinais de uma ligeira melhoria, Wolfgang Schäuble mantem-se reticente em relação às políticas adotadas pelo Governo de António Costa. Em outubro, o ministro alemão terá dito que “Portugal vinha tendo muito sucesso até [à chegada de] um novo Governo” que declarou “que não iria respeitar o que os compromissos com que o anterior Governo se comprometeu”.

O ministro alemão já havia alertado que no caso de o país não cumprir as regras comunitárias estabelecidas, ficaria sujeito a um segundo resgate. “Os portugueses não querem [um segundo resgate], e também não precisarão dele”, mas “têm de cumprir as regras europeias, caso contrário enfrentarão dificuldades”, disse há menos de um ano.

Wolfgang Schäuble sustenta que os programas de resgate ajudaram outros países europeus a sair da crise e regressar ao crescimento económico e estabilidade financeira. As estreitas regras europeias tiveram, na visão do alemão, “bons resultados” e vieram comprovar que a tão criticada austeridade “funcionou bem”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.