[weglot_switcher]

Ministro das Finanças britânico reúne-se com banqueiros após queda da libra

Os encontros ocorrem depois da queda da libra e o colapso do mercado de títulos do governo britânico, que o ministro das Finanças britânico recusa-se a comentar.
27 Setembro 2022, 13h25

O ministro das Finanças britânico, Kwasi Kwarteng, vai reunir-se com os principais banqueiros do Reino Unido e outras figuras importantes esta terça-feira, segundo o “The Guardian”.

Os encontros ocorrem depois da queda da libra e o colapso do mercado de títulos do governo britânico e como tal a procura por soluções para ultrapassar a crise vivida no Reino Unido estará em foco nas diferentes reuniões.

Os bancos emergiram entre os maiores beneficiários do orçamento revelado na sexta-feira, quando a chanceler descartou o teto de bónus bancário da União Europeia e cortou o imposto de selo para sustentar o mercado imobiliário, naquilo que o governo do Reino Unido considerou como sendo “um pacote ambicioso de reformas regulatórias” para este outono.

No entanto, o anúncio fez com que a libra e os títulos do governo entrassem em queda na bolsa, pois a escala dos cortes de impostos, que beneficia esmagadoramente os mais ricos, chocou os mercados e gerou preocupações sobre como serão pagos.

“No que diz respeito às últimas 24 horas, os ativos do Reino Unido continuam no olho do furacão, pois a reação negativa ao miniorçamento do governo na sexta-feira continuou. Os títulos do governo do país foram completamente encaminhados para um segundo dia”, disse o analista Jim Reid, do Deutsche Bank.

Excecionalmente, o Escritório de Responsabilidade Orçamental, órgão fiscalizador do governo, não foi solicitado para fornecer previsões sobre como o pacote afetará os empréstimos do governo e o crescimento económico nos próximos anos.

Até ao momento, Kwarteng recusou-se a comentar publicamente sobre a queda da libra, insistindo que não comenta os movimentos do mercado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.