Ministro das Finanças diz que Grécia fará tudo para evitar falta de pagamento

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, garantiu hoje em Berlim que o Governo de Atenas fará “tudo o que puder” para evitar a falta de pagamento. Varoufakis falava numa conferência de imprensa conjunta com o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, um dia depois de uma decisão do Banco Central Europeu (BCE) que […]

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, garantiu hoje em Berlim que o Governo de Atenas fará “tudo o que puder” para evitar a falta de pagamento.

Varoufakis falava numa conferência de imprensa conjunta com o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, um dia depois de uma decisão do Banco Central Europeu (BCE) que dificulta o financiamento dos bancos gregos e o consequente refinanciamento do Estado.

Na quarta-feira à noite, o BCE anunciou que vai deixar de aceitar títulos de dívida grega como garantia nas operações de refinanciamento.

A reunião de hoje, o primeiro encontro entre responsáveis da Alemanha e da Grécia desde a vitória eleitoral do Syriza, uma formação de esquerda radical que se opõe à austeridade, não se destinava a encontrar soluções, disseram os dois ministros.

Uma possível redução da dívida da Grécia não esteve na mesa de conversações, sublinharam.

O ministro das Finanças grego disse que não quer excluir completamente o programa de resgate, mas mudar as suas prioridades e filosofia, que considera erradas.

Varoufakis afirmou que o programa “não tem reformas significativas” para atacar a fraude fiscal e a corrupção e tem uma filosofia errada que faz com que a dívida seja “insustentável”.

OJE/Lusa

Recomendadas

Investidor sul-coreano acusado de fraude de 40 mil milhões de dólares em criptoativos detido no Montenegro

Do Kwon é acusado pelas autoridades norte-americanas e sul-coreanas de fraude.

Estados Unidos e Canadá devem chegar a acordo para rejeitar asilo a quem atravesse a fronteira de forma ilegal

O objetivo passa por limitar o fluxo de migrantes em Roxham Road, um local de travessia não oficial entre Nova Iorque e o Quebec.

Ucrânia. Rússia ataca cidade natal de Zelensky com “drones kamikaze”

Na plataforma de mensagens Telegram, Oleksandr Vilkul escreveu que “o inimigo lançou um ataque maciço contra Kryvyi Rih com drones [aparelhos aéreos não tripulados] kamikaze”, de fabrico iraniano.