[weglot_switcher]

Ministro do Ambiente aprova plano para adquirir 510 novos autocarros ‘limpos’

Com este programa, está prevista a aquisição de 510 novos autocarros a eletricidade e a gás natural, que irão substituir veículos mais poluentes, evitando o consumo anual de 8,6 milhões de litros de gasóleo.
20 Julho 2017, 19h15

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, participa amanhã de manhã na assinatura dos termos de aceitação relativos ao cofinanciamento de intervenções que promovam a utilização de fontes de energias mais limpas nos transportes públicos urbanos coletivos de passageiros, através da aquisição de autocarros limpos a gás natural comprimido e elétricos e respetivos postos de abastecimento.

“Com esta medida, pretende-se apoiar a aquisição de “autocarros limpos”, movidos a eletricidade ou a gás natural, assim como incentivar os investimentos na instalação dos pontos de carregamento elétrico e postos de enchimento a gás natural, destinados à utilização das frotas de autocarros”, sublinha um comunicado do Ministério do Ambiente.

Com estes projetos, serão adquiridos 510 novos autocarros limpos, dos quais 438 movidos a gás natural e 72 elétricos.

Será ainda apoiada a instalação de 31 pontos de carregamento elétrico e quatro postos de abastecimento a gás natural, para utilização das frotas dos beneficiários e dos restantes operadores de transportes públicos urbano de passageiros.

“Neste âmbito, foram aprovados projetos localizados em diferentes regiões do país, a realizar por entidades públicas e privadas, os quais serão beneficiários de cofinanciamento comunitário de 46,2 milhões de euros, provenientes do Fundo de Coesão, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR). Os projetos aprovados envolvem um investimento total superior a 145 Milhões de euros”, avança o referido comunicado do Ministério do Ambiente.

O mesmo documento acrescenta que, “no âmbito das operações aprovadas e após a aquisição dos 510 novos autocarros, será abatido o mesmo número de autocarros existentes mais poluentes, substituindo-se o consumo anual de cerca de 8,6 milhões de litros de gasóleo pela utilização de fontes energéticas mais limpas”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.