[weglot_switcher]

Ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan defende visita de Nancy Pelosi

O governante condenou os exercícios militares que a China tem realizado junto a Taiwan.
6 Agosto 2022, 14h46

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu, defendeu a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América, Nancy Pelosi, à ilha, e condenou os exercícios militares levados a cabo pela China que se iniciaram na passada quinta-feira, disse numa entrevista à BBC.

“A China tem tentado isolar Taiwan a nível internacional. Ter a visita de alguém como Nancy Pelosi é muito significativo. Isto permite que a comunidade internacional entenda que Taiwan é uma democracia. Queremos manter o status quo de que Taiwan não tem jurisdição sobre a China e que a China não tem jurisdição sobre Taiwan”, disse o governante.

A visita de Nancy Pelosi a Taiwan teve oposição por parte da China que alertou também para as possíveis consequências que essa visita teria para os Estados Unidos.

Relativamente à visita de Pelosi o Gabinete de Trabalho para Taiwan do Comité Central do Partido Comunista da China (PCC) defendeu hoje que o “conluio” do Partido Democrático Progressista (DPP) de Taiwan com os Estados Unidos “trai os interesses nacionais [chineses] e só empurrará” a ilha para o “abismo”.

A China considerou que a visita de Pelosi, “à região chinesa de Taiwan” demonstra uma atitude “extremamente perigosa” dos Estados Unidos, e que tinha um “grande impacto” nas relações políticas entre a China e os Estados Unidos.

Durante a visita a Taiwan Nancy Pelosi considerou que os Estados Unidos “não podiam ficar parados” perante as ameaças da China.

Desde a passada quinta-feira que a China tem realizado exercícios militares junto a Taiwan, e em alguns casos entrando mesmo no território.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.