Ministros das Finanças discutem alargamento da moeda única à Croácia

A Comissão Europeia recomendou ao Conselho, no início do mês, a entrada da Croácia na zona euro, após concluir que o país reúne todas as condições para a adoção da moeda única.

Os ministros das Finanças do euro discutem hoje, numa reunião do Eurogrupo, o alargamento da moeda única à Croácia, depois de a Comissão Europeia ter recomendado ao Conselho a entrada de Zagreb na zona euro a 01 de janeiro de 2023.

A Comissão Europeia recomendou ao Conselho, no início do mês, a entrada da Croácia na zona euro, após concluir que o país reúne todas as condições para a adoção da moeda única.

A posição do executivo comunitário consta do “Relatório de Convergência de 2022”, que fornece uma avaliação dos progressos realizados pelos Estados-membros não pertencentes à área do euro no sentido da adoção da moeda única, e que constitui a base para a decisão do Conselho da UE sobre se um Estado-Membro preenche as condições para aderir à zona euro.

Bruxelas aponta que “o Conselho [Ecofin] tomará as decisões finais sobre a adoção do euro pela Croácia na primeira quinzena de julho”.

Recomendadas

Eficiência energética na linha da frente para reduzir dependência de Putin

Governo e empresas analisam o atual momento da eficiência energética. Defendem que chegou a altura de Portugal e a Europa acelerarem para desligar a ficha de Moscovo e do regime de Vladimir Putin. Sector energético português está comprometido com metas.

Wimbledon: João Sousa e o australiano Jordan Thompson afastados em pares

O tenista português João Sousa e o australiano Jordan Thompson foram hoje eliminados na segunda ronda de pares de Wimbledon.

Itália alerta para subida de preço da energia por fecho do Nord Stream

O ministro da Transição Ecológica italiano, Roberto Cingolani, alertou hoje que se espera um novo aumento do preço da energia em Itália depois de a Rússia anunciar o fecho do gasoduto Nord Stream para manutenção, adiantou a EFE.
Comentários