Mino Raiola. Quem fica com o império do empresário desportivo? O que se segue para os jogadores?

A morte de um dos mais poderosos empresários de jogadores de futebol deixou dúvidas sobre o que vai acontecer aos negócios que tinha. Representava alguns dos melhores e mais valiosos futebolistas, entre eles o segundo futebolista mais valioso do mercado.

Mino Raiola perdeu a vida no passado sábado, com a família do empresário italiano a confirmar a sua morte. Raiola era o agente de muitos jogadores de futebol, entre eles alguns dos melhores e mais valiosos. Ficam assim algumas questões sobre o futuro. Quem vai ficar com os negócios? Como ficam os jogadores nesta situação?

Antes de mais, há que explicar quem era Mino Raiola no futebol. O italiano, que faleceu aos 54 anos, era agente de futebolistas desde finais do século passado. Os sucessos que alcançou permitiram-lhe fazer contactos e obter a confiança de alguns grandes clubes europeus, de tal forma que era agente de atletas como Paul Pogba (Manchester United), De Ligt (Juventus) ou Donnarumma (Paris SG).

Ainda assim, o mais valioso de todos é mesmo Erling Haaland. Avaliado em 150 milhões pelo site especializado ‘Transfermarkt’, o avançado norueguês é o segundo jogador mais valioso do mundo, só batido por Mbappé (160).

Juntamente com o português Jorge Mendes, Mino Raiola estava entre os cinco agentes mais poderosos do mundo e negociou contratos num valor superior a 800 milhões de euros, de acordo com o diário espanhol “Marca“.

O futuro da agência

A estrutura da agência de Mino Raiola sempre foi formada por poucas pessoas, todas elas da confiança do empresário. Rafaela Pimienta, advogada de profissão, era essencial nas negociações – os dois foram parceiros durante 20 anos. Das pessoas que travalhavam no dia-a-dia com os jogadores, destacam-se Vicenzo Raiola, primo e Jose Fortes, um empresário espanhol que era essencial na área do recrutamento.

Segundo fontes próximas de Mino Raiola, contactadas pela Marca, a família vai ficar com o negócio e continuar a trabalhar nele.

O futuro dos atletas 

A incerteza sobre as decisões dos futebolistas é grande. Ainda assim, é sabido que Pogba e Ibrahimovic são ambos fundamentais para a agência. Não é por acaso que a relação de qualquer um deles com Mino Raiola era pessoal e de grande proximidade.

Relativamente aos restantes jogadores, não há forma de ter, pelo menos para já, uma ideia sobre a decisão que vão tomar. Ainda assim, diz o diário espanhol, que a família Raiola acredita que vai continuar a agenciar os atletas, pelo menos por enquanto.

Relacionadas

Mino Raiola deixa carteira de jogadores impressionante. Dez mais valiosos valem 555 milhões

Conhecido pela firmeza com que realizava negócios, Mino Raiola fica para a história como um dos agentes desportivos mais mediáticos. Conheça os dez futebolistas mais valiosos da carteira do agente italiano.

Morreu Mino Raiola, agente de Pogba, Haaland ou Ibrahimovic

A sua carreira de agente arranca na década de 90 quando começou a levar craques holandeses para Itália.
Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta segunda-feira

Conferência dos Oceanos: Cinco dias para discutir a nossa relação com o mar; PSD vai expulsar 180 militantes que apoiaram adversários nas autárquicas; Lagarde e Centeno pedem alta contenção nos salários para 2023

Miguel Oliveira sai do oitavo posto para o GP de Assen

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) garantiu hoje o oitavo lugar na grelha de partida para o Grande Prémio de Assen (Países Baixos) de MotoGP, 11.ª prova da temporada.
Comentários