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Missão empresarial da AEP “estaciona” hoje em Marrocos

A AEP reuniu um conjunto de sete empresas portuguesas numa missão a Marrocos que visa promover e identificar oportunidades de negócio no setor automóvel, em parceria com a AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel.
  • Marrocos
21 Fevereiro 2017, 07h15

O programa da missão empresarial da AEP, entre 21 e 24 de fevereiro, inclui a participação, no dia 22, em Casablanca, numa reunião na sede do Attijariwafa Bank, com a presença da AMICA (Associação Marroquina Indústria e Comércio Automóvel), da AMDI (Agência Marroquina para o Desenvolvimento e Investimento), do Ministére C. Industrie e de elementos representantes do grupo Renault e PSA Peugeot Citroën. Durante a tarde, as empresas visitam a SOMACA, fábrica da Renault em Casablanca.

No dia seguinte, as sete empresas que integram a missão da AEP deslocam-se a Kénitra para visitar parques empresariais e empresas, nomeadamente, as instalações da PSA Peugeot Citroën, ainda em construção.

No mercado de Marrocos, em 2008, a AEP promoveu duas missões empresariais multissectoriais, participou, em 2010, na Feira Medical Expo (Saúde) e na Feira SIB Salon International du Batiment (Construção e Materiais de Construção) e, em 2011, na Feira Medical Expo 2011, também do setor da Saúde.

Marrocos caracteriza-se por ter uma maior estabilidade política, social e económica face a outros países da região. As reformas económicas introduzidas ao longo dos últimos anos, a crescente abertura ao exterior, o investimento em infraestruturas e a aposta num conjunto de setores considerados estratégicos para o desenvolvimento e modernização do país (energia, agricultura, indústria e turismo) mudaram a economia de Marrocos, contribuindo para a evolução do setor financeiro, serviços e indústria.

O Governo tem tido a preocupação de diversificar a economia, apostando na promoção de indústrias de maior valor acrescentado (automóvel, aeronáutica, elétrica e eletrónica) em torno de grandes projetos integradores como os da Renault, PSA e da Bombardier. Em 2014, o Governo de Marrocos lançou uma nova estratégia industrial para sete anos (2014-2020), com o objetivo de reforçar a contribuição da indústria para o aumento do PIB e para a criação de emprego.

Em Marrocos, o tecido industrial é caracterizado pelo peso das PME, que representam cerca de 85%, (93% no caso da indústria transformadora), existindo um pequeno grupo de grandes empresas industriais no setor privado.

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