[weglot_switcher]

Missas do galo mantêm-se mas apela-se a “responsabilidade e cautela”

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, o padre Manuel Barbosa, explica que “cada bispo é livre de determinar os horários” em que vão decorrer as missas do galo. No entanto, recorda que “na maior parte das comunidades já não era à meia noite” que se celebrava esta missa.
9 Dezembro 2020, 16h04

O padre Manuel Barbosa, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), garantiu esta quarta-feira que as celebrações do Natal se vão manter, inclusive a noite de Consoada (missa do galo), dia em que a generalidade das celebrações se vai realizar às 23h00.

Manuel Barbosa afirmou que a Igreja vai manter “as celebrações com todos os cuidados como tem sido até aqui dentro das orientações que foram dadas pelas autoridades”. Entre as celebrações que se vão realizar estão “a missa do galo, a missa da noite, desde o momento que não ultrapasse estes limites”. A expectativa da CEP é a de que os “próximos natais sejam com mais abertura, mais encontro, com mais número de pessoas de família a festejar”.

Quanto aos horários da missa do galo, Manuel Barbosa apontou que “cada bispo é livre de determinar os horários” e recorda que “regra geral as missas, as chamadas noites do galo, na maior parte das comunidades já não era à meia noite e vejo que aqui ali estão a antecipar uma hora, mesmo que a celebração demore uma hora, uma hora e tal ainda ficam duas horas para as pessoas regressarem às suas casas”.

O representante do CEP, em declarações transmitidas pelos canais televisivos, pede “para que haja sentido de responsabilidade e cautela nas celebrações que tem havido e acreditamos que continua a haver com todo o rigor segundo as orientações que há na igreja desde dia 8 de maio”.

“Recomendamos às famílias que tenham cuidado nas próprias casas, como diz o Governo nas suas orientações. Nós reforçamos também isso porque é normal que tenhamos esses cuidados pessoais”, referiu Manuel Barbosa sublinhando que “o aliviar de restrições no natal e menos no ano novo não significa que nós abrandemos a nossa responsabilidade e cautela”.

Em Lisboa a decisão está tomada, sendo que o cardeal-patriarca Manuel Clemente anunciou que a missa do galo será celebradas às 23h00. “Vai haver Missa do Galo. Tem que ser um bocadinho mais cedo porque depois, vem logo o confinamento a seguir, mas celebraremos Missa do Galo”, destacou Manuel Clemente à “SIC” esta terça-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.