[weglot_switcher]

Mitsubishi promove maratona tecnológica e supera número de inscrições

A decorrer em Tramagal durante os próximos dois dias, a maratona ‘Hey! Hackathon’, organizada pela Mitsubishi Fuso Truck Europe e CEiiA, visa desenvolver novas soluções inovadoras para projetos sustentáveis da área da conectividade.
27 Abril 2017, 10h48

O número de candidaturas para a segunda edição da maratona tecnológica de 24 horas ‘Hey! Hackathon’ superou as expetativas, totalizando 115 inscrições de estundantes universitários, anunciaram as organizadoras do evento Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) e CEiiA. Este aumento de 100 para 115 participantes levou, consequentemente, a um aumento do número de equipas, passando de 20 para 25.

“Foi com enorme satisfação que assistimos a este envolvimento por parte dos estabelecimentos de ensino superior, o que prova que as parcerias entre as empresas e as universidades começam a fazer parte do contexto de criação tecnológica em Portugal”, enfatizou Jorge Rosa, CEO da MTFE.

As universidades do Minho, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa e os politécnicos do Porto, Leiria e Tomar são algumas das instituições de ensino superior que se vão ver representadas no evento.

Cada equipa irá ser constituída por cinco estudantes de licenciatura ou mestrado, de cursos como engenharia aeroespacial, mecânica, informática ou eletrónica, mas também de psicologia e design de produto.

Sob o tema “Be Connected – a conetividade no âmbito da transformação digital e da Indústria 4.0”, esta maratona, que se realiza-se num ambiente de laboratório colaborativo dispensado pela Mitsubishi Fuso, tem em vista promover novas soluções inovadoras para projetos sustentáveis da área da conectividade.

O desafio passa por encontrar soluções em três principais áreas: ‘Connected Process’, como um serviço de mobilidade sustentável, ‘Connected Produt’, como um serviço de mobilidade sustentável, e ‘Connected People’, como forma de melhorar a comunicação na linha de produção.

Os projetos serão submetidos a uma avaliação por parte do júri, onde serão selecionados e premiados os três melhores.

“As empresas em geral, e a nossa em particular, não se podem fechar sob si próprias e a ligação com as escolas é fundamental para potenciar o crescimento do país. Esta geração, que está hoje nas universidades, será a geração que liderará a 4ª Revolução Industrial, a designada Indústria 4.0. Enquanto empresa, queremos estar na linha da frente e, por isso, contamos com estes jovens”, clarifica o CEO da MTFE.

Para José Rui Felizardo, CEO do CEiiA, “a realização deste género de iniciativas são um excelente instrumento de aproximação entre o ensino superior e a indústria, em torno de desafios concretos que obrigam a grandes inovações e contribuem para o crescimento da indústria e são também um espaço de identificação de talentos e de posicionamento do ensino que é realizado no nosso ensino superior”.

A maratona tecnológica irá decorrer nos dias 28 e 29 de abril (sexta-feira e sábado), no Tramagal, concelho de Abrantes, na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.