O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cuba, Bruno Rodríguez, recebeu, em Havana uma delegação de senadores democratas norte-americanos, que se encontra de visita à ilha, tendo abordado a questão do embargo.
Segundo um comunicado oficial, o chefe da diplomacia cubana e os senadores norte-americanos Claire McCaskill, Amy Klobuchar e Mark Warner conversaram sobre o processo de restabelecimento das relações diplomáticas bilaterais entre Havana e Washington, iniciado no início do ano.
Além disso, abordaram a questão do levantamento do embargo económico e comercial imposto pela Administração dos Estados Unidos a Cuba há mais de 50 anos, de acordo com o portal oficial “CubaMinrex”.
Na reunião participou também a diretora-geral do Departamento para os Assuntos norte-americanos do Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano, Josefina Vidal, que encabeçou a delegação da ilha na primeira ronda de negociações, realizada a 22 de janeiro último, em Havana, com a participação da secretária de Estado adjunta para a América Latina, Roberta Jacobson, à frente da comitiva de Washington.
A senadora Klobuchar fez parte de um grupo bipartidário da Câmara Alta que apresentou, no passado dia 12, ao Congresso norte-americano um projeto de lei para acabar com o embargo a Cuba e abrir a porta às exportações norte-americanas para a ilha.
Intitulado “Lei para a liberdade de exportação para Cuba”, o projeto prevê a derrogação das leis em vigor há décadas que proíbem o comércio com Cuba ou com empresas que tenham relações com o país.
Esta iniciativa soma-se ao projeto de lei apresentado no final do mês passado pelo senador republicano Jeff Flake e outros seis deputados de ambos os partidos para pôr fim a todas as restrições legais que proíbem os norte-americanos de viajar para Cuba.
Os senadores McCaskill, Klobuchar e Warner chegaram a Havana no passado sábado, um dia depois de o Departamento de Estado norte-americano ter publicado uma normativa que permite a importação de alguns bens e serviços de “empresários independentes” cubanos, representando um novo passo na flexibilização das sanções impostas pelo embargo.
Os Presidentes de Cuba e Estados Unidos, Raúl Castro e Barack Obama, respetivamente, anunciaram a 17 de dezembro a decisão de restabelecer relações diplomáticas e iniciar um processo de normalização dos laços bilaterais.
Nas próximas semanas prevê-se a realização de uma segunda ronda de contactos entre os governos de ambos os países, a ter lugar em Washington.
OJE/Lusa