[weglot_switcher]

Modalidade “Casa Aberta” alargada a jovens com mais de 12 anos (com áudio)

Depois do primeiro de dois fins de semana dedicados à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos, a ‘task force’ para o plano o plano de vacinação e o SNS alargam a modalidade “Casa Aberta” também para os jovens desta faixa etária.
23 Agosto 2021, 15h50

A modalidade “Casa Aberta” vai ser alargada aos jovens com mais de 12 anos a partir desta segunda-feira, 23 de agosto. A informação, divulgada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), na rede social Twitter, surge depois de se ter registado uma grande afluência no primeiro de dois fins de semanas dedicados à vacinação entre os jovens dos 12 aos 17 anos. Prevê-se que se tenham vacinado até 150 mil adolescentes entre sábado e domingo, mais 40 mil do que os que estavam agendados.

Esta iniciativa permite aos utentes com idade igual ou superior a 12 anos serem vacinados, com a primeira dose e sem agendamento prévio, devendo para esse efeito dirigirem-se ao centro de vacinação do local onde está inscrito no centro de saúde, normalmente correspondendo ao da sua área ou zona de residência.

Para usufruir do sistema de senha digital da modalidade “Casa Aberta” é necessário que tire uma senha no dia em que pretende ser vacinado. Para aceder à senha digital, é necessário que o utente vá até ao site do Ministério da Saúde e tire uma senha no dia em que pretende ser vacinado, obrigatoriamente para um centro de vacinação localizado no seu concelho de residência. Segundo a task force “o número de senhas disponíveis está condicionadas a disponibilidade de vacinas em cada centro de vacinação”.

Contudo, apesar de ser “Casa Aberta”, é preciso ter três pontos em atenção:

“1. Antecipadamente consultar no portal da afluência se o centro de vacinação pretendido, obrigatoriamente localizado no seu concelho de residência, tem o semáforo verde (com um período de espera não superior a 30 minutos);

2. Preencha o formulário. Deverá receber a sua senha digital com o respetivo número e hora prevista.

3. A toma da segunda dose será sempre no mesmo local da primeira dose.”

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.