O “modo Goblin” foi escolhido pelo público como a ‘palavra’ do ano de 2022 da Oxford University Press (OUP). O termo refere-se a “um tipo de comportamento que é assumidamente autoindulgente, preguiçoso ou desleixado, tipicamente de uma forma que rejeita normas ou expectativas sociais” e segundo o presidente da Oxford Languages, Casper Grathwohl, espelha o peso da nossa realidade.
Mais de 340.000 falantes de inglês votaram a nível global e “modo Goblin” ganhou com uma margem de 93% (318.956 votos). “Metaverse” foi a segunda escolha, seguida de “#IStandWith”.
“Dado o ano que estamos a viver, o ‘modo goblin’ ressoa em todos nós que estamos um pouco sobrecarregados neste momento”, disse Grathwohl, citado pelo “The Guardian”. “É um alívio reconhecer que nem sempre somos os ‘eus’ idealizados e curados que somos encorajados a apresentar nos nossos feeds do Instagram e do TikTok. Isso foi demonstrado pelo aumento dramático de plataformas como BeReal, onde os utilizadores partilham imagens de si mesmos sem edição, muitas vezes capturando momentos autoindulgentes no modo goblin”.
O termo foi visto pela primeira vez no Twitter em 2009, mas a sua utilização aumentou no primeiro semestre de 2022, quando as restrições da Covid-19 foram atenuadas em muitos países. “Aparentemente, capturou o humor predominante de indivíduos que rejeitaram a ideia de retornar à ‘vida normal’ ou rejeitaram os padrões estéticos cada vez mais inatingíveis e estilos de vida insustentáveis exibidos nas redes sociais”, segundo a OUP.
Por outras palavras, banalizou-se o ato estar confortável nas nossas próprias casas.