O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, anunciou esta sexta-feira que vai lançar uma proposta para transportes públicos gratuitos para menores de 18 e maiores de 65 anos.
O anúncio foi feito esta tarde, durante lançamento da Carris Metropolitana, a marca única e integrada dos transportes urbanos da Área Metropolitana de Lisboa que entra em vigor a partir de 1 junho. Na mesma ocasião, o autarca de Lisboa explicou que o objetivo a longo prazo é o de que existam transportes públicos gratuitos para todos em Lisboa.
No começo do seu discurso, referiu que a celebração da Carris Metropolitana marca “um momento histórico” de “união entre municípios”.
Os transportes metropolitanos de Lisboa prometem que a Carris Metropolitana venha “dar continuidade a uma revolução, sem paralelo, na mobilidade da região de Lisboa”. O projeto implica um investimento de 1,2 mil milhões de euros e foi desenhado em conjunto com 18 municípios.
Na generalidade, Moedas referiu que a rede de transportes públicos está cada vez mais “conectada e acessível” e como tal serve “os cidadãos” ao invés de serem os “cidadãos a adaptar-se”. “Ter transportes públicos mais conectados tornou-se crucial e urgente”, frisou
Ainda assim, o líder da capital admite ser preciso “ir mais longe”. “Temos de ter uma resposta à altura e essa resposta caminha para transportes públicos gratuitos”, sublinhou Moedas, acrescentando ser preciso “atuar agora porque amanhã será tarde
Como tal, vai sugerir a gratuitidade dos transportes para menores de 18 anos e maiores de 65 anos na cidade de Lisboa, tendo na mira a gratuitidade para todos os cidadãos de Lisboa, tal como havia anunciado durante a campanha eleitoral, no ano passado, ano em que foi eleito.
“A Câmara Municipal de Lisboa está firmemente empenhada na concretização desta medida”, assegurou Moedas, completando que pretende “construir uma cidade em que o ar seja respirável”.