[weglot_switcher]

Mohammed bin Salman revela conversações para compra de 1% da Aramco por “líder global de energia”

O príncipe saudita ão revelou que companhia se prepara para tentar este acordo, mas afiança que se trata de uma líder global de um país enorme. A Aramco é uma das maiores empresas mundiais, sendo responsável pela maior produção diária de barris de petróleo do mundo.
  • Familia Real da Arábia Saudita
28 Abril 2021, 19h31

A Arábia Saudita revelou esta quarta-feira estar em conversações com “uma empresa de energia líder a nível global” para a venda de 1% da companhia petrolífera Aramco. De acordo com as declarações do príncipe e principal líder saudita, Mohammed bin Salman, esta operação poderá servir de catalisador para as vendas da petrolífera no mercado em questão, que não foi revelado.

“Não quero deixar qualquer promessa, mas estamos em conversações para a aquisição de uma participação de 1% na Aramco por parte de uma empresa de energia líder a nível global”, afirmou o príncipe a um canal estatal saudita, de acordo com a CNBC.

Atualmente, o Governo saudita detém cerca de 98% das ações da empresa, que realizou a maior oferta pública inicial em 2019, quando decidiu entrar em bolsa, recorda o canal de notícias financeiro norte-americano. Mohammed bin Salman não revelou de que empresa se tratava, adiantando apenas que é originária de uma economia “gigante”, mas referiu que as conversações não se limitam a uma só empresa.

Além disso, o príncipe adiantou que algumas ações da petrolífera poderão passar para as mãos do fundo público soberano do país.

A Aramco era uma das maiores empresas mundiais por receitas em 2020, sendo responsável pela maior produção diária de barris de petróleo do mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.