[weglot_switcher]

‘Monkeypox’. Identificados mais de 20 casos suspeitos de infeção pelo vírus em Portugal

Os casos de varíola dos macacos estão todos localizados na região de Lisboa e Vale do Tejo e são na sua maioria jovens do sexo masculino.
18 Maio 2022, 10h17

Foram detetados mais de 20 casos suspeitos de infeção pelo vírus ‘Monkeypox’, ou varíola dos macacos, em Portugal, segundo dados divulgados pela Direção Geral de Saúde (DGS).

Em comunicado, a DGS explica que “foram identificados, neste mês de maio, mais de 20 casos suspeitos de infeção pelo vírus Monkeypox, todos na região de Lisboa e Vale do Tejo, cinco dos quais já confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, esta quarta-feira, dia 18”. Os casos são na sua “maioria jovens, e todos do sexo masculino” e ” estão estáveis, apresentando lesões ulcerativas”.

A entidade liderada por Graça Freitas “já comunicou ontem o alerta aos profissionais de saúde, nomeadamente aos médicos e aos enfermeiros, com o objetivo de identificarem eventuais casos suspeitos e de os notificarem”.

A DGS também informa que “identificou o alerta e centraliza, nesta fase, todas as ações de deteção, avaliação, gestão e comunicação de risco relacionadas com estes casos, através do Centro de Emergências em Saúde Pública (CESP)”.

No comunicado, é ainda explicado que “o vírus Monkeypox é do género Ortopoxvírus e a doença é transmissível através de contacto com animais ou ainda contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados. A doença é rara e, habitualmente, não se dissemina facilmente entre os seres humanos”.

A vizinha Espanha também já conta com alguns casos do vírus, segundo o “El Mundo”. O Ministério da Saúde espanhol lançou um alerta, esta quarta-feira, depois de detetar oito possíveis pacientes do vírus em Madrid. Segundo a Direção Geral de Saúde Pública da Comunidade de Madrid os casos  “estão atualmente em estudo em coordenação com o Centro Nacional de Microbiologia, que dispõem das técnicas necessárias para confirmar ou excluir o diagnóstico”.

Os primeiros casos de Monkeypox em solo europeu foram registados no Reino Unido, quando a 7 de maior a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi informada de um caso confirmado do vírus em uma pessoa que viajou do Reino Unido para a Nigéria. Atualmente existem  7 casos confirmados de Monkeypox no Reino Unido, diagnosticados entre 6 e 15 de maio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.