Monkeypox. Número de infetados pelo vírus em Portugal sobe para 328

Os infetados continuam a ser homens entre os 19 e os 61 anos e encontram-se estáveis, segundo a DGS.

Science Photo Library

A Direção Geral de Saúde (DGS) informou esta quinta-feira que o número de infetados por Monkeypox subiu para 328.

Em comunicado, a DGS confirma “mais 11 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, um total de 328 casos”.

“A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve”, aponta a entidade liderada por Graça Freitas.

Os infetados continuam a ser homens “entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos”. Os casos identificados “mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis”.

É recomendada a procura de aconselhamento clínico aos “indivíduos que apresentem erupção cutânea, lesões ulcerativas, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço”.

A DGS pede ainda aos infetados que se abstenham de contacto físico próximo. Os sintomas de Monkeypox geralmente duram entre duas e quatro semanas e desaparecem por si só, sem tratamento.

A varíola dos macacos foi pela primeira vez confirmada em Portugal no dia 18 de maio.

Relacionadas

DGS divulga cuidados a ter em eventos antes e após contactos sexuais

Portugal registou mais 35 casos de infeção pelo vírus ‘Monkeypox’, elevando para 276 o total de pessoas infetadas, todos homens que se encontram clinicamente estáveis, referiu hoje a DGS.

‘Monkeypox’. OMS quer mudar nome depois de especialistas dizerem que é “discriminatório”

A decisão surge depois de mais de 30 cientistas terem escrito na semana passada sobre a “necessidade urgente de criar um nome não discriminatório e não estigmatizante” para o vírus.

Monkeypox. UE vai comprar mais de 100 mil vacinas contra o vírus

A UE também pretende adquirir o antiviral tecovirimat, desenvolvido pela SIGA Technologies, para ajudar a travar a varíola dos macacos.
Recomendadas

Glovo junta-se à Wellpartners e aposta no setor da saúde com teleconsultas em 18 cidades portuguesas

A Glovo anunciou em comunicado a inclusão do serviço de teleconsultas na plataforma em 18 cidades a nível nacional. “Este é um serviço prestado pelo parceiro da Glovo, a Wellpartners, especialista mundial em saúde digital, referência na área de e-health, com um conceito centrado no software médico e que suporta uma rede de especialistas prontos a dar resposta aos utilizadores”, lê-se no comunicado.

Médicos e sindicato falam em rotura em Portalegre. Hospital desmente

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) disse hoje que as urgências do hospital de Portalegre estão “em rotura completa”, mas a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano refutou a situação, garantindo que “as escalas estão completas”

Shangai sem novos casos de Covid-19 pela primeira vez desde março

Já em Pequim, foram relatas duas novas infeções locais este sábado.
Comentários