[weglot_switcher]

Monkeypox. OMS quer alterar a designação do vírus por poder estar a criar estigma

Em causa está a possibilidade de a infeção ser erradamente associada aos macacos e e ao continente africano, onde foi registada pela primeira vez. Sabe-se hoje que o vírus está espalhado por várias espécies por todo o globo, incluindo a espécie humana.
16 Agosto 2022, 17h54

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pretende que seja mudada a designação do vírus monkeypox por poder estar a gerar nas pessoas a ideia de que só existe nos macacos, de que adotou o nome, mas que só representam uma parte dos casos de infeção.

A OMS receia que, tal como avisaram especialistas na matéria, a população possa associar o vírus aos primatas e ao continente africano, ao qual são, por norma, associados.

“Queremos encontrar um nome que não seja estigmatizante”, fez saber uma porta-voz da OMS, Fadela Chaib, em declarações prestadas aos jornalistas em Geneva, citadas pelo diário britânico “The Guardian”.

O nome monkeypox data de 1958, quando o vírus em causa foi identificado em macacos, na Dinamarca, mas a infeção existe numa variedade de animais, em particular nos roedores.

Em maio, o vírus espalhou-se rapidamente entre seres humanos, sendo registados casos por todo o mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.