[weglot_switcher]

Monkeypox. Quais os tratamentos e vacinas disponíveis?

Existem pelo menos duas vacinas e dois tratamentos eficazes no combate ao monkeypox que continua a somar casos por todo o mundo.
26 Maio 2022, 15h17

À medida que os casos de Monkeypox aumentam as diferentes autoridades de saúde procuram formas de conter os surtos. Conheça quais os tratamentos e vacinas disponíveis para controlar a varíola dos macacos que já soma mais de 200 casos confirmados e suspeitos por todo o mundo.

Vacinas 

Não existe uma vacina que tenha sido concebida exclusivamente para a varíola dos macacos, mas a vacina criada para combater o vírus da varíola humana é até 85% eficaz na prevenção do Monkeypox, segundo a Organização Mundial de Saúde citada pela “Reuters”.

Atualmente, existem duas vacinas contra a varíola disponíveis. Uma delas é produzida pela empresa dinamarquesa Bavarian Nordic, a Imvanex. A outra, mais antiga, é fabricada pela Emergent Biosolutions e chama-se ACAM2000.

A Imvanex contém uma forma enfraquecida do vírus, mas menos prejudicial do que os vírus que causam a varíola e o Monkeypox. Tem aprovação dos EUA quer para a prevenção da varíola humana como para a dos macacos. A aprovação da União Europeia (UE) é apenas para a varíola humana, mas a Bavarian já admitiu que procura aprovação também para o Monkeypox.

Já a ACAM2000 também contém o vírus, mas é infecciosa e pode replicar-se em humanos. Como resultado, o vírus pode ser transmitido do receptor da vacina para pessoas não vacinadas que tenham contato próximo com o local da inoculação. A vacina da Emergent Biosolutions tem aprovação dos EUA para pessoas com alto risco de infecção por varíola humana. Não tem autorização da UE.

Tratamentos

Os sintomas da varíola dos macacos – que incluem febre, dores de cabeça, erupções cutâneas distintas e lesões na pele – podem durar de duas a quatro semanas e geralmente desaparecem por conta própria.

Os pacientes infetados podem receber fluidos e tratamento para infecções bacterianas secundárias. Um agente antiviral chamado Tecovirimat que pertence à SIGA Technologies tem aprovação dos EUA e da UE para a varíola humana. A aprovação europeia também inclui a varíola bovina.

Outro tratamento remete para o medicamento Tembexa, desenvolvido pela Chimerix. O Tembexa conta com aprovação nos EUA para tratar a varíola, mas ainda não é garantido que ajude no Monkeypox.

Tanto o Tecovirimat quanto o Tembexa foram aprovados com base em estudos em animais que mostram que são provavelmente eficazes em humanos, porque foram desenvolvidos após a varíola ter sido erradicada através da vacinação em massa em 1980.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.