[weglot_switcher]

Monkeypox. Sobe para 166 o número de infetados pelo vírus em Portugal (com áudio)

A ministra da Saúde diz que as autoridade de saúde acompanham com prudência a evolução da varíola dos macacos, mas “com uma prudência não excessiva”.
7 Junho 2022, 11h31

A ministra da Saúde, Marta Temido, avançou, esta terça-feira, que o número de infetados pela varíola dos macacos subiu para 166, tendo o país somado mais 13 casos de Monkeypox nas últimas 24 horas.

“Temos 166 casos e continuamos, sobretudo, com a preocupação do acompanhamento deste utentes”, disse Marta Temido. Os últimos dados da Direção Geral de Saúde (DGS), divulgados ontem, davam conta de 153 casos.

A ministra explicou ainda que “tanto quanto é do nosso conhecimento, as autoridades, naturalmente, acompanham com prudência esta evolução, mas com uma prudência não excessiva, com uma preocupação sobretudo que estes casos sejam bem tratados”.

Até ao momento a maioria das infeções encontram-se em Lisboa e Vale do Tejo, mas a DGS diz que “também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve”. Todos as infeções confirmadas Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge “são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos”.

A DGS recomenda aconselhamento clínico aos “indivíduos que apresentem erupção cutânea, lesões ulcerativas, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço”. Estes sinais e sintomas geralmente duram entre duas a quatro semanas e desaparecem por si só, sem tratamento. Quem estiver infetado deve abster-se de contacto próximo com outras pessoas.

O Monkeypox foi pela primeira vez confirmado em Portugal a 18 de maio, numa altura em que se relatavam casos no Reino Unido e Espanha. Desde então laboratórios em 27 países já registaram quase 800 casos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.