[weglot_switcher]

Monsanto condenada a pagar dois mil milhões de dólares a casal com cancro

A Monsanto tem cerca de 13 mil processos semelhantes em tribunal nos Estados Unidos. Ainda assim, no ano passado, a empresa já tinha pago 81 milhões de dólares em março, e 290 milhões de dólares em agosto.
14 Maio 2019, 13h37

A empresa Monsanto, que agora é propriedade da alemã Bayer, foi condenada a pagar uma indemnização de dois mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros) a um casal norte-americano. De acordo com o tribunal, o casal foi exposto a um herbicida que tem como base o glifosato, e que isso terá causado a doença.

Segundo o advogado do casal, estes responsabilizam o herbicida ‘Roundup’ pela doença causada. Ainda que a relação entre o aparecimento de cancro e a utilização do químico não tenha sido comprovada, o tribunal deu razão ao casal na aplicação da sentença.

No entanto, este não é primeiro processo que o grupo enfrenta em tribunal. Em março de 2018, a Monsanto foi condenada a pagar indemnizações que ascendiam aos 81 milhões de dólares (72 milhões de euros) e, em agosto, também foi condenada a pagar 290 milhões de dólares (258 milhões de euros). Além destes montantes, a empresa tem cerca de 13 mil processos em tribunal nos Estados Unidos pelo mesmo motivo.

Ainda assim, num comunicado a Bayer garantiu que sente muito empatia pelo casal em questão mas que “as provas para este caso eram claras: ambos têm um largo historial de doenças que se sabem que são fatores de risco para o linfoma não Hodgkin”, noticiou o jornal espanhol ‘El Mundo’.

“Não há provas científicas para concluir que o herbicida de glifosato foi o fator determinante”, apontou a empresa que adquiriu a Monsanto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.