[weglot_switcher]

Monsanto em onda de processos judiciais após ser responsabilizada por falecimento

As ações da Bayer perderam 11% desde que um tribunal norte-americano veio dar como provado que um dos produtos da empresa norte-americana foi responsável pela morte de um homem californiano.
27 Agosto 2018, 16h07

A empresa norte-americana de produtos agroquímicos Monsanto está a enfrentar uma onda de ações judiciais que pode custar vários milhões de dólares à Bayer, que adquiriu multinacional biotecnológica em setembro de 2016. As ações da empresa alemã perderam 11% desde que um tribunal norte-americano veio dar como provado que um dos produtos da Monsanto foi responsável pela morte de um homem californiano.

A Monsanto tornou-se mundialmente conhecida por ser líder na produção do herbicida glifosato, vendido sob a marca Roundup, e agora vê a sua imagem ser manchada pelas acusações de que os seus produtos terão contribuído para o aparecimento de cancro em vários utilizadores dos seus produtos.

No início de agosto, um tribunal de São Francisco concluiu que a Monsanto agiu “com maldade ou omissão” e que o seu herbicida Roundup contribuiu “consideravelmente” para a doença do jardineiro norte-americano Dewayne Johnson. A empresa foi obrigada a pagar uma multa de 290 milhões de dólares, prevendo-se que este tenha sido o primeiro de vários casos em tribunal.

O diretor executivo da Bayer, Werner Baumann, explica que, quando comprou a Monsanto, a Bayer “não pôde prever a onda de ações judiciais em andamento”. A Bayer estima que o número de casos pendentes de investigação subiu de 5.200 para 8.000 nos últimos meses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.