Montepio Crédito faz parceria com OutSystems para acelerar a digitalização

Com a OutSystems, o processo de solicitação e aprovação de crédito foi acelerado para menos de 30 minutos em vez de um ou mais dias, ou seja, 48 vezes mais rápido do que acontecia antes e sem necessidade de intervenção manual.

Cristina Bernardo

A OutSystems,  empresa líder do mercado de plataformas para o desenvolvimento rápido de aplicações, fez uma parceria com o Montepio Crédito no processo de aceleração digital da instituição financeira de crédito especializado.

“Através do programa de transformação digital ‘Matrix’, a instituição bancária desenvolveu soluções omnicanal para clientes diretos e clientes dos seus parceiros de negócios”, lê-se no comunicado da instituição.

Nesta fase, o programa ‘Matrix’ do Montepio Crédito envolve duas plataformas estratégicas: mycreditech.com, que apoia o seu canal direto, e a Creditech, que dá suporte aos canais de vendas indiretos, esta última com data prevista de lançamento no final de 2020, segundo a instituição financeira.

Com a OutSystems, o processo de solicitação e aprovação de crédito foi acelerado para menos de 30 minutos em vez de um ou mais dias, ou seja, 48 vezes mais rápido do que acontecia antes e sem necessidade de intervenção manual. “Agora, 90% dos clientes concluem o seu pedido sem a necessidade de qualquer intervenção da equipa de atendimento ao cliente. Além de ser mais rápido e conveniente para os consumidores, também permite que a equipa de atendimento ao cliente se concentre no atendimento a outro tipo de solicitações dos clientes”, diz o comunicado

Segundo o instituição liderada por Pedro Gouveia Alves, este programa foi criado “com o objetivo de proporcionar aos clientes formas rápidas, cómodas e 100% digitais de se candidatarem a contratos de crédito, com experiências digitais inovadoras incorporadas aos processos de vendas dos seus intermediários”.

Face à crescente concorrência de grupos bancários multinacionais, “o Montepio Crédito apostou na diferenciação, pelo que este programa foi criado com o objetivo de digitalizar por completo a experiência do cliente, para que este possa realizar um contrato de crédito de forma mais prática, com ou sem o envolvimento de um intermediário”, adianta o comunicado.

“O Montepio Crédito sentiu necessidade de transformar a experiência do cliente, tornando-a mais rápida, automatizada e 100% digital para poder competir e crescer no market share. Estamos confiantes que esta aposta é uma mais-valia para os nossos clientes, para os nossos intermediários e também para a equipa interna”, refere em comunicado Pedro Gouveia Alves, Presidente do Conselho de Administração do Montepio Crédito.

No mesmo comunicado, Ricardo Ribeiro, Chief Transformation Officer do Montepio Crédito, diz que “o programa de transformação digital ‘Matrix’ é um projeto previsto há vários anos e a OutSystems está agora firmemente estabelecida no software do Montepio Crédito. Os próximos desenvolvimentos incluem um novo portal de clientes, que irá facilitar aos clientes a gestão dos seus contratos de crédito e abrir novas oportunidades de up-sell e cross-sell para outros produtos Montepio Crédito”.

“A integração foi um fator de decisão crucial para a escolha da OutSystems”, acrescenta.

“O Montepio Crédito não está apenas a transformar o seu negócio, mas também a sua abordagem para o desenvolvimento ágil de produtos digitais. Com a OutSystems, o Montepio Crédito tornou-se muito mais ágil, o que está a fazer a diferença na empresa e junto dos clientes e parceiros de negócio”, refere a instituição detida pelo Banco Montepio.

“A equipa de projeto contou com mais de 20 pessoas, incluindo arquitetos, técnicos e especialistas em segurança da informação do Banco Montepio, especialistas em design, especialistas em UI/UX e representantes de várias áreas do Montepio Crédito. Representantes de parceiros de canal e clientes também participaram em workshops de design thinking. O Montepio Crédito fez uma parceria com a Theros, um parceiro da OutSystems com muita experiência na indústria de serviços financeiros”, acrescenta ainda a instituição de crédito.

“A primeira fase do projeto concentrou-se no envolvimento do sistema ERP financeiro já existente com uma layer de serviços ágeis criada em OutSystems. Isto facilitou a ligação dos sistemas de envolvimento ao ERP – que o Montepio Crédito continuou a utilizar de forma inalterada – como sistema de registo e mecanismo de cálculo. A integração com vários serviços de terceiros foi uma das principais prioridades. Esses serviços incluíam OCR, serviços de verificação de crédito e Autenticação.gov, o sistema de identificação, autenticação e assinatura digital do Governo Português”, conclui o Montepio Crédito.

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