[weglot_switcher]

Montepio vai criar holding para bancos em África e encontrar parceiros

A holding chama-se Arise e terá como parceiros os holandeses do Rabobank e do banco de fomento FMO e o fundo norueguês Norfund, avança o Expresso.
28 Janeiro 2017, 13h13

Uma holding para Angola e Moçambique, é o que está nos planos de José Félix Morgado, presidente da Caixa Económica Montepio Geral, segundo a entrevista concedida ao jornal Expresso deste sábado.

A exposição a África, onde tem 51% do Finibanco Angola e 45,8% do moçambicano Banco Terra, vai passar para uma holding que resultará de uma parceria internacional e que deverá estar concluída até junho, avança o jornal na sequência de uma entrevista ao presidente do Montepio.

O montante de ativos da holding ascende a 660 milhões de dólares, e o Montepio ficará com 5% a 7% da holding através da entrega da posição no Finibanco Angola e do Banco Terra. Desta forma, “mitigamos o risco operacional e a exposição e podemos crescer em conjunto num mercado mais alargado”, diz o presidente do banco ao Expresso.

Uma estratégia que se enquadra no âmbito da reestruturação do Montepio e que permitirá, segundo José Félix Morgado, “ganhos em termos de rácios de capital e acesso a mercados da África Subsaariana, onde o Montepio não estava”.

A holding chama-se Arise e terá como parceiros os holandeses do Rabobank e do banco de fomento FMO e o fundo norueguês Norfund, avança o Expresso.

Esta parceria aguarda a aprovação de vários bancos centrais, já que estará presente em 20 países de África.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.