[weglot_switcher]

Moody’s está mais confiante nas empresas europeias

A agência de notação financeira subiu esta terça-feira o ‘outlook’ para 2018 para as empresas não financeiras da EMEA para positiva.
5 Dezembro 2017, 14h39

A recuperação macroeconómica robusta na maioria dos países da União Europeia, a diminuição dos riscos e a continuação das políticas acomoditícias são os três fatores que levam a Moody’s a reforçar a confiança nas empresas não financeiras da Europa, Médio Oriente e África (EMEA), num relatório publicado esta terça-feira.

“Alterámos o outlook para 2018 para as empresas não financeiras da EMEA para positiva, já que muitas esperam beneficiar da forte recuperação económica em grande parte da UE e da diminuição dos riscos em relação aos preços das commodities, a volatilidade dos preços do petróleo, a presidência de Donald Trump e as responsabilidades com pensões”, explicou o vice-presidente sénior da Moody’s, William Coley.

A agência de notação financeira nota que as expetativas de crescimento macroeconómico foram uma incerteza há um ano, mas desde então que se tornaram mais fortes com revisões positivas recentes para a Alemanha, a França e a Itália. Muitos dos fatores de risco do ano passado diminuíram ou, em alguns casos, mudaram para positivo.

O processo Brexit permanece passível de ser gerido para a maioria das empresas na Europa, de acordo com o relatório. No entanto, empresas com estreitas relações com o Reino Unido podem perder o impulso da recuperação europeia devido à incerteza do Brexit e ao abrandamento do crescimento no Reino Unido.

Simultaneamente, emergiram novos riscos, incluindo crises na Catalunha, no Qatar e na Coreia do Norte, segundo a Moody’s. Apesar disso, não deverão ter impacto na maioria das empresas da EMEA, excluindo as classificadas como diretamente expostas a estas questões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.