[weglot_switcher]

Moody’s: maior participação feminina no mercado de trabalho aumenta credibilidade das dívidas soberanas

Um estudo da agência de notação financeira mostra que uma maior participação feminina no mercado de trabalho permitiria compensar as pressões demográficas e alavancar o crescimento económico.
  • Andrew Winning/Reuters
26 Fevereiro 2018, 12h05

A agência de notação Moody’s acredita que as políticas de promoção de uma maior inclusão das mulheres no mercado de trabalho em países com rendimentos elevados podem aumentar a credibilidade da dívida soberana dos países promotores. A agência de notação financeira mostra que uma maior participação feminina no mercado de trabalho permitiria compensar as pressões demográficas e alavancar o crescimento económico.

O estudo da autoria da agência de notação norte-americana mostra que a credibilidade soberana dos países poderia melhorar através de três vertentes, caso estes passassem a promover uma maior inclusão das mulheres: mitigar a diminuição da população ativa, ampliar a base tributável e aliviar a pressão imposta para as pensões e, a um longo prazo, gerar receitas significativas para o Estado, que permitam um crescimento económico palpável.

A título de exemplo, a Moody’s estima que o crescimento económico do Japão poderia aumentar mais 0,75 pontos percentuais, caso o país implementasse medidas mais igualitárias em termos termos laborais para homens e mulheres nos próximos 15 anos. O mesmo aconteceria com a Coreia do Sul, que veria o passo da expansão económica acelerar um ponto percentual, caso o país seguisse estas recomendações.

O estudo mostra também que uma maior participação feminina no mercado de trabalho faria aumentar a produtividade, especialmente quando as mulheres com maior escolaridade se integrassem plenamente no mercado de trabalho. A Moody’s lembra ainda que o aumento de mulheres nas empresas, nos últimos anos, serviu de “amortecedor” para a dívida das famílias, o que, em última instância, significa também uma redução do risco de maior instabilidade financeira dos diferentes países.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.