[weglot_switcher]

Moody’s. Maioria absoluta do PS é positiva para o rating de Portugal

A agência de rating norte-americana destaca que os anteriores governos de António Costa colocaram em prática “políticas orçamentais prudentes, e o país entrou na pandemia com uma posição orçamental equilibrada”
1 Fevereiro 2022, 09h09

A Moody’s considera que a maioria absoluta do PS é “positiva” para o crédito de Portugal. A agência considera que a estabilidade política é uma boa notícia para o futuro do país nos próximos anos.

“O resultado desta eleição é positiva para o crédito porque remove a incerteza política que estava associada com o anterior acordo da geringonça, onde o minoritário Partido Socialista dependia de partidos mais à esquerda para aprovar legislação importante”, disse em comunicado Sarah Carlson, vice-presidente da agência de notação financeira.

“Um governo de maioria adequa-se melhor à capacidade do Governo português em cumprir o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e as metas alcançadas com a União Europeia como parte do programa  NextGenerationEU (NGEU)”, segundo a responsável.

“Os projetos e financiamento do NGEU são fundamentais para a perspetiva de curto prazo de crescimento de Portugal e para as melhorias de longo prazo no potencial económico de crescimento”, afirma a vice-presidente da agência norte-americana.

Até 2024, a Moody’s espera que o aumento de dívida relacionado com a pandemia tenha sido “completamente estancado”.

Destaca que os anteriores governos de Costa colocaram em prática “políticas orçamentais prudentes, e o país entrou na pandemia com uma posição orçamental equilibrada”.

“O primeiro-ministro já anunciou que vai avançar com a proposta do Orçamento do Estado para 2022, e ainda esperamos que o défice orçamental continue a descer para 3,1% do PIB este ano a partir do esperado défice de 4,2% em 2021”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.