[weglot_switcher]

Moody’s mantém rating da EDP e avalia positivamente venda da Naturgas

A agência de notação considera que a venda da subsidiária Naturgas e a OPA à EDP Renováveis são transações em linha com a estratégia da ‘casa-mãe’ e que não comprometem o perfil de risco da empresa.
  • EDP
4 Abril 2017, 08h12

A agência de notação Moody’s reafirmou esta segunda-feira à noite o rating de longo prazo da EDP em ‘Baa3’, ou seja, com risco moderado, mantendo o outlook como estável. A notação é justificada pelo negócio da venda da subsidiária para a atividade de distribuição de gás em Espanha, Naturgas Energía Distribución (NED) pela EDP a um consórcio de investidores liderado pela J.P. Morgan.

A avaliação da dívida subordinada da EDP também não se alterou e mantém-se com um rating ‘Ba2’ e um outlook estável. A empresa liderada por António Mexia tinha já anunciado que parte do encaixe financeiro resultante da venda da Naturgas seria aplicado na oferta pública de aquisição (OPA) às 22,46% das ações da EDP Renováveis que não detém.

A OPA começou na terça-feira da semana passada com uma oferta de 6,80 euros por ação da subsidiária de energias renováveis. Moody’s referiu em comunicado que espera que o negócio esteja terminado no terceiro ou quarto trimestre de 2017. “A Moody’s estima que o efeito financeiro líquido combinado de ambas as transações será amplamente neutro na suposição de que ficam completos conforme planeado”. explicou a agência, que considera que “o perfil de risco do grupo continua robusto”.

“Isto reflete, em parte, a boa avaliação obtida na venda da NED”, continua o comunicado. “Embora o EBITDA do grupo vá diminuir como resultado da venda, este deverá ser compensado pela redução da dívida líquida de cerca de mil milhões de euros (de 15,9 mil milhões de euros reportados no final de 2016) após a aplicação do produto da venda e das saídas de caixa da oferta pública de aquisição de cerca de 1.300 milhões de euros”.

A Standard & Poor’s também confirmou, na semana passada, o rating de longo prazo da EDP em ‘BB+’ e de curto prazo em ‘B’. Tal como a Moody’s, a Standard & Poor’s também defendeu que a venda da Naturgas e a OPA à EDP Renováveis estão alinhadas com a estratégia da EDP de redução de alavancagem financeira e aumento da exposição a energias renováveis, e não põem em causa o perfil de risco de negócio da empresa.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.