[weglot_switcher]

Moon Jae-in quer Coreia do Norte a organizar Mundial de 2030

Em 2022, é a vez do Qatar receber o Mundial de Futebol. Quatro anos depois, será a vez dos Estados Unidos, México e Canadá organizarem o Mundial. Para 2030, poderá haver uma candidatura surpresa.
  • Ahn Young-joon/REUTERS
25 Junho 2018, 21h18

A bola ainda rola no Mundial de Futebol na Rússia, mas já há países a candidatarem-se para receber o Mundial de 2030. Entre as candidaturas poderá haver uma surpresa: o trio Coreia do Norte, Coreia do Sul e Japão. A proposta foi lançada pelo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, à entidade máxima do futebol mundial, a FIFA, e visa aproveitar o clima de desanuviamento das tensões na região.

A proposta de organizar um Mundial de Futebol foi apresentada, de forma informal, pelo líder sul-coreano ao presidente da FIFA, Gianni Infantino, durante um jogo entre a Coreia do Sul com o México.

Moon Jae-in propôs inicialmente que os três países, que restauraram relações diplomáticas recentemente, recebam o Mundial de Futebol em 2030, mas o mais provável é que isso venha a acontecer apenas no campeonato seguinte, em 2034. Em causa está a regra não escrita que sugere a rotatividade entre os continentes na organização do campeonato.

Em 2022, é a vez do Qatar receber o Mundial de Futebol. Quatro anos depois, será a vez dos Estados Unidos, México e Canadá organizarem o Mundial. O ano de 2030 será, por isso, favorável a uma candidatura de África ou da Europa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.