Morreu a escritora Leonor Xavier

Leonor Xavier , biógrafa de Maria Barroso e de Raul Solnado morreu hoje, dia 13 de dezembro, aos 78 anos. 

Leonor Xavier, biógrafa de Maria Barroso e de Raul Solnado, com quem manteve uma relação durante 15 anos, morreu hoje, dia 13 de dezembro, aos 78 anos, vítima de doença prolongada.

A jornalista e escritora nasceu em Lisboa, tendo vivido no Brasil entre 1975 e 1987. Licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa.

Venceu em 2016 o Prémio Frei Bernardo Domingues com o livro “Passageiro Clandestino”, onde relata a vida como doente de cancro.

No Rio de Janeiro foi correspondente do “Diário de Notícias de Lisboa”, colaboradora da revista “Manchete” e do “Jornal do Brasil” e redatora no jornal “Mundo Português”. Por duas vezes recebeu o Prémio de Melhor Jornalista da Comunidade Portuguesa no Rio de Janeiro. Participou em congressos com trabalhos apresentados sobre emigração portuguesa no Brasil.

Em Lisboa foi nove anos redatora da revista “Máxima”, escreveu na “Vogue”, na revista “Sábado” e no “Jornal de Letras”.

Iniciou-se no romance com “Ponte-Aérea”, seguindo-se “O Ano da Travessia e Botafogo”. Lançou ainda o livro de crónicas “Colorido a Preto e Branco”, a autobiografia “Casas Contadas” (Prémio Máxima de Literatura 2010), a narrativa “Uma Viagem das Arábias” e os livros de entrevistas “Peregrinação” e “Portugueses do Brasil & Brasileiros de Portugal”. Na Temas e Debates, publicou “Portugal -Tempo de Paixão”, “Doze Mulheres e Um Almoço de Natal” e “Passageiro Clandestino” (Prémio Frei Bernardo Domingues 2016).

 

Recomendadas

Humanidade só se salva se defender o planeta Terra e a biodiversidade- Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou hoje que a única saída para salvar a Humanidade é “investir no planeta Terra” e deter a perda de biodiversidade.

Sapadores de Lisboa pedem às pessoas para não saírem de casa devido ao mau tempo

O comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, Tiago Lopes, pediu hoje aos lisboetas para não saírem de casa devido à formação de lençóis de água na estrada por causa das fortes chuvadas que se fazem sentir na cidade.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.
Comentários